Tebar deflagra greve com corte de rendição no turno da tarde

São Sebastião

Os trabalhadores do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, iniciaram a greve aprovada na assembleia de ontem (3) com o corte de rendição do grupo de turno, às 15 horas, nesta terça-feira (4).

A greve nacional petroleira, que em seu 4º dia ganhou o reforço das plataformas da Bacia de Campos, tem por objetivo denunciar e resistir aos ataques sofridos pela categoria desde que Roberto Castello Branco, nomeado por Bolsonaro, passou a presidir a empresa. Além de aprofundar a venda de ativos estratégicos às multinacionais, tentando colocar em prática o seu antigo sonho de privatizar a Petrobrás, Castello Branco vem entregando o pré-sal e descumprindo frontalmente o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Por ampla maioria, os petroleiros e petroleiras do Litoral Paulista decidiram se unir à mobilização nacional que já atinge quase 15 mil trabalhadores, 12 estados e 20 unidades do Sistema Petrobrás. As adesões acontecem principalmente nas refinarias, terminais marítimos, usinas térmicas e plataformas. Na base do Litoral Paulista, hoje também houve corte de rendição no Terminal Alemoa, em Santos, na RPBC/UTE Euzébio Rocha, em Cubatão, e atraso nos embarques das plataformas de Mexilhão, P68 e P69.

Ao longo desta semana, o Sindicato seguirá intensificando as mobilizações em todas as unidades para traçar, ao lado da categoria, as melhores estratégias para garantir uma greve forte.