Marcha dos petroleiros reúne 15 mil pessoas no centro do Rio de Janeiro

“Mar laranja de pessoas”

Cerca de 15 mil trabalhadores estiveram presentes no ato, que saiu do Edifício Sede da Petrobrás, na Av. República do Chile e em seguida, marcharam pela Av. Rio Branco.

Quem passava pelo centro na hora do ato pode ver um “mar laranja de pessoas” tomando conta das ruas do coração do Rio de Janeiro. Sob o olhar curioso, turistas entraram na marcha e reivindicaram direitos dos trabalhadores da Petrobrás.

“Todas as categorias precisam apoiar a greve dos petroleiros, que é muito justa”, disse Marília Sousa, professora da rede pública de Minas Gerais que está na cidade para passar o Carnaval.

Somaram ao ato delegações de várias regiões do Brasil. Das bases da FNP grevistas vindos do Litoral Paulista e de São José dos Campos fortaleceram a marcha. Também participaram da marcha os mais de 150 petroleiros da FAFEN-PR que estão no Rio desde segunda-feira (17), além da participação de petroleiros de refinarias, plataformas e unidades administrativas de todo o país.

Estiveram presentes declarando apoio à greve, parlamentares e representantes de diversas empresas públicas, movimentos sociais como o MAB – Movimento dos Atingidos por Barreiras e MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores e do MST – Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Levante Popular da Juventude e outros.

Sob os gritos de “GREVE, GREVE, GREVE...”, a marcha seguiu até aos Arcos da Lapa (ponto turístico da cidade), onde ocorreu um grande ato unificado.O ato faz parte das mobilizações da Greve Nacional da categoria, a maior greve petroleira desde 1995.

Fonte: FNP