Contraproposta do ACT 2007/2008 é apresentada nesta quarta-feira

Continuam nesta quarta-feira, dia 10, as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2007/2008. A nova reunião acontece às 15 horas no Edifício Torre Almirante, no Centro do Rio de Janeiro.Na terceira etapa da negociação a Petrobrás irá apresentar sua contraproposta oficial, esmiuçando todas as cláusulas definidas na Pauta de Reivindicações entregue pela Frente Nacional dos Petroleiros no último mês.Na primeira reunião só foi apresentada a Pauta de Reivindicação da categoria, esclarecendo todas as dúvidas da empresa em relação às cláusulas existentes no documento. Na segunda parte os representantes dos cinco sindicatos que integram a FNP apresentaram os seguintes temas: Inovação Tecnológica; SMS; Planejamento, Recrutamento, Seleção de Pessoal, Segurança no Emprego; Condições de Trabalho; Relações Sindicais, Outras Disposições, Salários; Vantagens e Adicionais; Benefícios e Vigência de Acordo. Na última reunião, foram apresentados os balanços relativos aos programas de SMS e AMS.A FNP continua na luta pelos trabalhadores e solicita o reajuste de 19,90% e nenhum direito a menos!Veja abaixo as reivindicações da categoria:- Reajuste pelo maior índice (5,49% - IPA/FGV);- Ganho de produtividade de 6,91% (DIEESE);- Aumento Real de 7,5 %;- Gatilho mensal de 2%;- Reposição das perdas acumuladas desde 1994 pelo maior índice econômico no período;- Aposentadoria especial;- Custeio integral da AMS por parte da Petrobrás;- AMS para os pais;- Ingresso de TODOS no Plano Petros BD;- Reintegração dos demitidos por motivação política e/ou privatização no Sistema Petrobrás (Petroflex, Petromisa, Nitriflex e Interbras) e Comissão Paritária para viabilizar a anistia.