Jurídico do Sindipetro-LP envia denúncia de irregularidades à ANP e Marinha

Plataforma de Merluza

No último dia 23 de março o Sindipetro-LP denunciou, através da matéria “Insegurança, assédio e negligência diante do Covid-19 na Plataforma de Merluza”, a situação dos trabalhadores embarcados.

Diante disso, o corpo jurídico do Sindipetro-LP protocolou, nesta quinta-feira (26), junto á Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Marinha do Brasil denúncia exigindo a investigação dos fatos. Além disso, o documento também solicita que o gerente geral da UO-BS, cesse com as irregularidades e irresponsabilidades, resguardando a segurança da unidade e a vida dos trabalhadores.

Em meio a uma pandemia os gestores da Petrobrás não podem agir de forma inconsequente pensando somente no lucro da Petrobrás. Eles esquecem que estão todos literalmente no “mesmo barco” já que a falta de energia elétrica, alimentos e risco de doença é para todos.

Entenda o caso
No último dia 14 de março, a plataforma de Merluza se encontrava em parada de produção para manutenção programada entre os dias 6 e 27 de março. 
Nesse mesmo dia o gerador elétrico alugado para parada foi danificado. Imediatamente, foi acionado o gerador auxiliar (a diesel), que mantém em funcionamento apenas equipamentos considerados essenciais à plataforma. Sem a devida gestão de mudança, o equipamento de emergência rodou por dias a fio, sem manutenção preventiva, com todos os sistemas de segurança “enganados”. Assim, sistemas como ar condicionado, refrigeração frigorífica, equipamentos da cozinha, computadores, lavanderia, ficam sem energia elétrica. Foi aí que teve início o caos.

Segundo as denúncias, de maneira irresponsável Geplat (gerente da plataforma) e Geop (gerente de operação) optaram por by pass nos sistemas de segurança do gerador auxiliar para realizar ligações elétricas no próprio equipamento. Tudo isso pra manter o número de trabalhadores embarcados, que era de 74 pessoas, impondo à força de trabalho situações  que causaram inúmeros problemas. Saiba mais clicando aqui