Siqueira: Povo brasileiro precisa reagir à destruição do país

Importância estratégica do petróleo

Na entrevista concedida a Francisco Soriano, da TV Comunitária do Rio (TVC), o vice-diretor de Cominicação da AEPET, Fernando Siqueira, ponderou que, somados, o petróleo, o gás e o carvão ainda respondem por 87% da matriz energética mundial. Para Siqueira, somente este dado já evidencia a importância estratégica do petróleo e das refinarias, que o governo brasileiro pretende entregar a preço de banana.

"Sem energia ninguém vive. Nosso país está sendo desmontado por interferência externa através de um governo incompetente", frisou, acrescentando que, por ter essa característica estratégica, o petróleo é o responsável pela maioria das guerras atualmente.

Bolsonaro não zela pelo interesse nacional

Na mesma entrevista, Emanuel Cancella, advogado e diretor da TVC lembrou que o pré-sal já exporta 1 milhão de barris por dia e responde por mais da metade do consumo interno. Portanto, não deveria ser exportado em grandes volumes com o baixo preço atual.

"Pelo contrário, precisamos investir no refino. Não tem sentido vender metade de nossas refinarias, como quer Bolsonaro. Não creio que ele zele pelo interesse nacional. Ao contrário, vendemos os dutos de gás, a fábrica de fertilizantes. Os EUA já controlam a BR Distribuidora e agora controlarão as refinarias do Brasil, que é o 13º mercado de petróleo do mundo", denunciou.

Clique aqui para assistir a íntegra da entrevista

Fonte: Aepet