Transpetro considera suspender algumas operações, aponta documento

Plano de austeridade

A Transpetro, unidade de logística da Petrobrás, está considerando suspender algumas operações e reduzir sua pegada imobiliária, disse a empresa em memorando interno nesta semana, afirmando à sua equipe que o corte de custos é fundamental para garantir liquidez no curto prazo.

O memorando detalhou aspectos do plano de austeridade anunciado pela petroleira.

Como parte do plano, a empresa disse que a Transpetro, que opera dutos e possui uma frota de mais de 50 navios, vai reduzir ou adiar pagamentos na ordem de 507 milhões de reais.

O memorando interno da Transpetro apontou que uma economia de 205 milhões de reais virá de despesas operacionais, como a "renegociação de contratos" e a "otimização de ativos, eventualmente com a suspensão de certos serviços/ativos."

A Transpetro também estuda "devolver prédios" e ampliar o "trabalho remoto."

A empresa da logística planeja ainda economizar 175 milhões de reais com o adiamento de alguns investimentos, disse o memorando, entre eles a manutenção de tanques de armazenamento e outras instalações.

A Transpetro vê também economia de 246 milhões de reais em custos com recursos humanos, adiando remunerações e treinamentos, entre outras medidas.

As cotações do petróleo colapsaram neste ano, diante de uma guerra de preços entre Arábia Saudita e Rússia e das consequências da pandemia de coronavírus.

A Petrobrás está entre as diversas empresas do setor que tiveram de recuar em gastos operacionais e investimentos --e em alguns casos, em produção.

O memorando da Transpetro destacou diversas ações de curto prazo tomadas pela Petrobras para garantir sua saúde financeira, mas disse que medidas adicionais são necessárias.

"Um cenário com o Brent a 25 dólares por barril e o câmbio a 5 reais por dólar pode causar (à Petrobras) falta de recursos/liquidez no curto prazo", apontou o documento.

Fonte: Época Negócios