AMS desenvolve frente de monitoramento para o Covid-19

Equipe multidisciplinar

Logo que os primeiros casos de novo coronavírus (Covid-19) começaram a ser registrados no Brasil, a AMS Petrobras decidiu implementar uma Frente de Atendimento e Monitoramento para garantir a melhor atenção à saúde de seus beneficiários. A equipe - que é formada por quatro médicos, dois assistentes sociais e um psicólogo - se dedica ao acompanhamento dos pacientes internados e oferece apoio a suas famílias, além de trabalhar em conjunto com os profissionais de saúde da rede credenciada, responsáveis pelos casos em que há suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Até 14 de abril, 298 pessoas passaram pelo programa de monitoramento, desenvolvido em sinergia com a Gerência de Saúde Ocupacional da AMS Petrobras.

A gerente de Regulação, Normas e Sistemas de Saúde da AMS Petrobras, Gabriela Maia, conta que a equipe de monitoramento entra em ação assim que o paciente é internado com sintomas respiratórios. "Realizamos uma busca ativa em nossos sistemas internos para verificar os pedidos de autorização para internação na rede credenciada. Também monitoramos o encaminhamento de pacientes para pronto-atendimento presencial pelo serviço de telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein e o desfecho do atendimento prestado pela Gerência de Serviços de Saúde da área de Recursos Humanos da Petrobras aos empregados com sintomas de Covid-19", explica Gabriela.

O acompanhamento pela equipe multidisciplinar é realizado em casos críticos, quando os pacientes são internados em UTI, unidade semi-intensiva ou quarto hospitalar. Ao receberem alta, os pacientes que são testados positivos para Covid 19, permanecem sendo monitorados pela equipe multiprofissional, estabelecendo um vínculo entre médico e paciente, fundamental para a atenção à saúde e para o melhor encaminhamento de cada caso.

"A pandemia do novo coronavírus representa um grande desafio. Nossa resposta precisa conciliar a análise técnica dos médicos e profissionais de saúde com a criatividade da gestão e a vontade de dar certo de todos os colaboradores, para que compartilhando conhecimentos de diferentes áreas possamos construir juntos a melhor solução", reconhece o gerente de Cadastro e Atendimento de Beneficiários da AMS Petrobras, Reginaldo Machado da Costa Júnior.

Resposta ao novo coronavírus
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Frente de Atendimento e Monitoramento é mais uma das iniciativas da AMS Petrobras para garantir a plena continuidade da operação do plano de saúde, a qualidade do serviço prestado aos beneficiários e o relacionamento com a rede credenciada.

Outras ações são a Sala de Controle - grupo de trabalho integrado por gestores e técnicos para encaminhar soluções para a operação, a comunicação, o planejamento, a logística e as finanças da AMS Petrobras – e os novos serviços de teleatendimento, para que os beneficiários possam cuidar da saúde sem sair de casa.

Fonte: AMS