Setoriais nos mantêm unidos e ações jurídicas ajudam a barrar ataques da direção da Petrobrás

Na pandemia da Coavid-19

Em tempos de Covid-19 e necessário isolamento social, um desafio se impôs ao movimento sindical. Como permanecer ao lado do conhecimento, da ciência e da vida, defendendo a quarentena como única saída contra o avanço do vírus, e ao mesmo tempo articular e organizar a luta da categoria? Em plena pandemia, a empresa se aproveita do cenário de caos e crise global para promover ataques ainda mais duros aos petroleiros.

Mas até o momento, apesar da irresponsabilidade do comando da Petrobrás em preservar a vida dos trabalhadores, a categoria tem reagido bem e já demonstrou que não aceitará calada os retrocessos que a alta cúpula da empresa tenta nos impor.

Para isso, as setoriais online realizadas pelo Sindicato com os trabalhadores têm sido uma ferramenta valiosa para manter a categoria mobilizada por suas demandas e reivindicações. É este espaço, de debate e elaboração coletiva, que tem nos permitindo buscar juntos propostas para preservar não só nossas conquistas econômicas e sociais sob ameaça, como AMS, Petros, salários e escala de trabalho, mas também condições de trabalho que assegurem nosso direito à vida. As ações jurídicas vitoriosas do Sindicato, aliás, têm sido fortalecidas pela contribuição dos trabalhadores que fornecem informações valiosas para desmascarar os desmandos e ilegalidades da alta cúpula da empresa. Em tempos de isolamento social, as recentes vitórias na Justiça representam um ponto de apoio estratégico para resistir aos retrocessos.

Basta lembrar que as demissões arbitrárias da Petrobrás para os seis petroleiros da P-67 foram revertidas após ação do Sindicato e que o perverso plano de resiliência, prevendo redução de salário e jornada, também foi barrado após ação jurídica da FNP. As punições, também arbitrárias, sobre cinco petroleiros da P-66 ainda aguardam julgamento, mas temos confiança de que também serão revertidas.

Ainda no campo jurídico, ressaltamos a luta pelo cancelamento do aumento nos salários dos gerentes, bem como o Programa de Premiação de Performance (PPP). Por meio dessa ação, estamos denunciando aos brasileiros a imoralidade cometida pela gestão Castello Branco contra os trabalhadores. Aos que arriscam a vida nas unidades operacionais para garantir gás de cozinha e combustíveis aos brasileiros, retirada de direitos. À alta cúpula, que trabalha contra a vida, em defesa do lucro dos acionistas, aumentos exorbitantes. Cancelando as gratificações imorais concedidas aos que hoje conduzem uma resposta desastrosa à Covid-19, a empresa economizaria cerca de R$ 3 bilhões. Que a resiliência comece pelos paraquedistas, que chegaram à empresa pela porta dos fundos e com salários exorbitantes para destruí-la por dentro.

Participe das atividades do sindicato, some-se à luta!
Você, que está lendo nosso jornal, é peça importante desta luta. A preservação de nossos direitos e de nossas vidas é uma tarefa coletiva, de todos nós. Participe das setoriais online, acompanhe as últimas notícias no app do sindicato para celular, em site, redes sociais e grupos de WhatsApp. Vídeos e lives estão sendo realizadas constantemente. Nada do que conquistamos ao longo de nossa história foi sem suor, união e solidariedade. Em tempos de pandemia, a unidade da categoria petroleira é ainda mais importante. É com ela que iremos superar esta crise e defender nossas conquistas!