Demitidos em meio à Covid-19, eles abriram mão de cestas básicas para ajudar famílias de Cubatão

Solidariedade

Em meio à pandemia da Covid-19 e do negacionismo do governo neofascista de Jair Bolsonaro, que pouco faz para frear o avanço do vírus que já matou mais de 25 mil brasileiros, se multiplicam pelo país exemplos de solidariedade de classe. Em Cubatão, através da entrega de cestas básicas do Sindipetro-LP aos petroleiros terceirizados demitidos da Petrobrás e Transpetro, testemunhamos um desses gestos na última quarta-feira (27).

Responsável por ajudar o sindicato na distribuição das cestas básicas, arrecadadas junto às petroleiras e petroleiros do efetivo próprio da empresa, Edvaldo Brandão de Souza, montador de andaime, demitido recentemente da Quality após 10 anos de refinaria, abriu mão da cesta básica que teria direito em benefício de outras famílias da Vila Siri. Ou seja, mesmo num momento de perda do emprego, Edvaldo (rapaz de camiseta vermelha, no canto esquerdo da foto) entendeu que havia outros trabalhadores e trabalhadoras, também desempregados e em situação de extrema vulnerabilidade, precisando com ainda mais urgência dos alimentos.

Se por um lado esse gesto reflete o tamanho da crise social que se abate no país, por outro é daqueles exemplos de solidariedade de classe que nos enche de orgulho e esperança. O mesmo gesto foi repetido por outros 11 trabalhadores demitidos da refinaria, que também quiserem ajudar famílias em condições ainda mais precárias. Diante disso, além de ajudar os operários demitidos pelas empresas que prestam serviço ao Sistema Petrobrás em Cubatão, a corrente solidária construída a várias mãos acabou beneficiando também famílias da Vila Siri (Vila dos Pescadores) e Vila Esperança.

A campanha se expande

Na última segunda-feira (25) o Sindipetro-LP doou cerca de 100kg de alimentos, arrecadados das mais variadas formas, para que a Comissão dos Desempregados de Cubatão montasse cestas básicas para os trabalhadores da região.

Nesta quinta-feira (28) a ação solidária do SIndipetro-LP deu continuidade à entrega de cestas básicas, beneficiando dessa vez famílias que moram no entorno da sede do Sindicato, na Vila Mathias, em Santos. O bairro abriga centenas de homens, mulheres e crianças que vivem precariamente em cortiços e convivem com a falta de políticas públicas.

Esta primeira etapa de entregas das cestas não interrompe a arrecadação de mantimentos. Quem ainda não doou e quiser fazer parte dessa iniciativa orientamos que sejam priorizados os seguintes itens que compõem a cesta básica: arroz, feijão, óleo, leite, achocolatado e açúcar. Outros itens que pedimos especial atenção são produtos de higiene, como sabonete, pasta de dente, papel higiênico, etc.

A entrega dos alimentos pode ser feita a qualquer hora, em nossa portaria, cujo funcionamento segue 24 horas por dia, sem interrupção, na Av. Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, Santos. Quem quiser pode doar também cestas básicas prontas. Na Baixada Santista existem empresas que fazem esse tipo de serviço e oferecem o produto através de site. Temos como exemplo o Makro Atacadista, Tupy Cesta Básica, Bom Gosto Comercial e BCB Baixada Cesta Básica.

Para nós, o exemplo de Edvaldo e demais operários demitidos demonstram que quando a classe trabalhadora se une, mesmo nos tempos mais difíceis, é capaz das ações poderosas. Se inspire nesse exemplo e faça uma doação! Juntos, somos mais fortes!