Nota de apoio e solidariedade à Rogério Grossi de Britto suspenso por sua atuação sindical

Juntos somos mais fortes!

A diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista recebeu, com muita indignação, a notícia de que o Agente de Segurança Penitenciária do CDP de Caraguatatuba, Rogério Grossi de Britto, foi punido de forma arbitrária, através de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) aberto pela Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. A punição aconteceu em 2015 e acarretou 30 (trinta) dias de suspensão. A penalidade foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 10 de junho.

Podemos afirmar que se trata de uma atitude clara de perseguição política ao agente, que há anos vem desenvolvendo um excelente trabalho sindical de base e de conscientização junto aos seus colegas de trabalho. Rogério é também ativista e membro participante do Fórum Sindical de Lutas do Litoral Norte do Estado de São Paulo, aonde atua em diversas atividades de apoio e de solidariedade de classe.

Temos consciência de que não é fácil fazer oposição ao atual governo João Dória. A política do governador do Estado de São Paulo prima pela precarização das condições de trabalho dos servidores públicos estaduais. Em meio a uma pandemia, que assola toda a população mundial, boa parte desses servidores estão expostos à situações precárias no ambiente de trabalho, especialmente aqueles que desenvolvem atividades consideradas essenciais pelo Estado.

Quem ousa desafiar essa política nefasta e genocida, acaba sendo punido e sofrendo retaliação para tentar calar a voz da verdade. Os relatos de transtornos psicológicos desses trabalhadores, sendo que muitos deles precisam de apoio terapêutico para lidar com todos esses problemas profissionais, interferem negativamente na qualidade de vida e na dos seus familiares.

O Sindicato do Petroleiros do Litoral Paulista se solidariza e presta o seu total apoio ao companheiro Rogério Grossi de Britto.  Não aceitaremos punições arbitrárias e desmedidas àqueles que lutam por melhores condições de vida e de trabalho! Todo apoio à Rogério Grossi de Britto!