Para salvar a Petrobrás e o Brasil, Fora Bolsonaro!

Editorial

Não se pode ter dúvidas: mais que uma palavra de ordem, o Fora Bolsonaro é uma necessidade para salvar o Brasil do governo da morte e a Petrobrás de sua completa destruição. Seria ingênuo acreditar que a categoria, sozinha e à revelia dos rumos políticos do país, possa derrotar a privatização da companhia e a imposição do lucro sobre a vida. E mesmo que isso fosse possível, quem aqui estaria satisfeito em salvar a própria pele enquanto o país vive uma tragédia?

Todas as medidas impostas por Castello Branco seguem as cartilhas ultraliberal de Paulo Guedes e neofascista de Bolsonaro. Para quem ainda tinha dúvidas, a revelação de que a companhia financia sites que disseminam discurso de ódio e fakenews demonstra que o gabinete de ódio de Brasília tem sua filial no Rio de Janeiro. Não por acaso, enquanto se nega a proteger seus empregados da Covid-19, a direção da empresa processa o Sindipetro-LP por distribuir máscaras aos trabalhadores com a mensagem ‘Privatizar faz mal ao Brasil’.

Aqueles que entraram pelas portas dos fundos da Petrobrás atuam, diariamente, para destrui-la por dentro. É esta mesma direção que, enquanto financia influenciadores que espalham mentiras, tenta demitir Wagner Fernandes, dirigente do Sindipetro CE/PI, por ter postado críticas a uma empresa “parceira”. O autoritarismo bolsonarista, que só conhece a eliminação de quem pensa diferente como método de resolução de conflitos, tem em Castello Branco um grande aliado.

E não conseguiremos resistir sem que os trabalhadores, os responsáveis por dar vida e sentido às entidades sindicais, saiam em defesa do seu instrumento de luta. No local de trabalho, nos grupos de whats app, nas redes sociais, é importante que todos sejam multiplicadores das lutas conduzidas pelo sindicato. Afinal, não se trata de lutar em nome da categoria, mas com a categoria.

Para perpetuar seu projeto de poder, Bolsonaro tenta fechar ainda mais o regime político do país. Por isso, trava uma guerra contra os sindicatos - um dos principais bastiões de uma sociedade minimamente democrática. Aliás, ele sabe que nossa categoria é uma trincheira de luta. Em defesa da vida, dos direitos, empregos e soberania nacional, Fora Bolsonaro!