Petrobrás dá início a fase vinculante da Nova Transportadora do Sudeste

10%

A Petrobrás informou na última sexta-feira (3), através de comunicado, que iniciou a fase vinculante referente à venda de sua participação remanente de 10% na Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

De acordo com o documento enviado pela Petrobras, a operação está em linha com a estratégia de otimização do portfólio bem como com a melhoria de alocação do capital da estatal petrolífera, “visando à maximização de valor para os seus acionistas”.

Além disso, a companhia salientou que os potenciais compradores classificados para essa fase receberão uma carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, que inclui instruções para a realização de ‘due diligence‘ e para o envio das propostas vinculantes.

Vale destacar que due diligence é um termo usado para denominar um tipo de investigação ou auditoria de um investimento com o objetivo de confirmar todos os dados e registros financeiros de uma operação empresarial.

Já sobre a NTS, é uma companhia do setor de transporte de gás natural que possui gasodutos em:

São Paulo;
Minas Gerais;
Rio de Janeiro.

Esses, por sua vez, se conectam ao:

Gasoduto Brasil-Bolívia;
À rede de transporte da TAG;
Ao terminal de regaseificação de GNL da Baía de Guanabara;
Às plantas de processamento de gás natural produzido na Bacia de Campos e no Pré-sal da Bacia de Santos.

Em relação a participação acionária, a Brookfield Brasil detêm 82,35% da NTS, através do fundo de investimentos Nova Infraestrutura Fundo de Investimentos em Participações, enquanto a Itaúsa (ITSA3; ITSA4) conta com 7,65% e a Petrobras tem 10%.

Além disso, o teaser para a venda da participação acionária na NTS foi divulgado pela estatal petroleira em 31 de março desse ano.

Fonte: Suno