10/07: Dia Nacional de Luta contra a privatização, em defesa do ACT e #ForaBolsonaro

Anote na sua agenda e participe!

O Brasil já ultrapassa 65 mil mortes pela Covid-19, atravessa uma grave crise econômica e social e permanece sem ministro da Saúde, da Educação e com um governante que insiste em retirar direitos dos trabalhadores e fatiar as estatais.

Não é à toa que o mês de julho começou com o breque dos aplicativos. Reconhecendo-se como trabalhadores, os entregadores dos apps foram à greve lutar contra as grandes empresas do setor. Os metroviários de São Paulo também prometem greve contra corte de salário e retirada de direitos.

Seguindo a cartilha de Bolsonaro, Castello Branco escancarou seu plano de demissão em massa. Além do PDV, que colocará para fora da empresa 10 mil empregados. A venda das refinarias significará a demissão de mais 5 mil pais e mães de famílias.

Em reunião de negociação, os gestores da empresa negaram a prorrogação do ACT e apresentaram uma proposta com reajuste zero, diminuição nos adicionais do operacional, aumento da participação na AMS, ataques à autonomia e atuação sindicais.

Tudo isso, enquanto se aproveita da pandemia – à qual se recusa a combater efetivamente – para avançar também na privatização, com uma série de ataques nos últimos dias, principalmente no Norte-Nordeste. Esta luta se associa umbilicalmente à da preservação de empregos e direitos.

Por isso, dia 10 de julho é dia nacional de luta contra o governo Bolsonaro e seus aliados. A FNP aproveita a data para incorporar os eixos de campanha salarial, que são: o ACT, a luta contra as privatizações do sistema Petrobrás e o Fora Bolsonaro (incluindo Mourão, Paulo Guedes e Castello Branco).

10 julho – Dia Nacional de Luta pelo #ForaBolsonaro

A Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, juntamente com as centrais sindicais e mais de 40 organizações representando diferentes segmentos sociais (religioso, ambiental, cultural, etc.) constituíram uma iniciativa nacional que reúne todo o espectro político que defende a bandeira Fora Bolsonaro.

Para lançar esta “Campanha Nacional Fora Bolsonaro” definiu-se três agendas: o Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro, em 10/07, Plenária Nacional Fora Bolsonaro que será realizada no dia 11, e o dia 12, quando acontecem manifestações de rua convocadas por várias entidades para as quais devem ser mantidas as restrições de segurança contra a disseminação da Covid-19, mas que são uma resposta de vários setores obrigados a ir às ruas para defender o direito de ficar em casa e as liberdades democráticas ameaçadas pelo governo.

A FNP segue o mês com uma programação de lives produzidas em conjunto pelos sindicatos filiados à Federação ao longo do mês.

São atividades presenciais e virtuais que devem se intensificar e que têm o dia 10/07 como marco da campanha da FNP, compondo o Dia Nacional de Luta, quando deverão acontecer paralisações/atrasos presenciais e virtuais, além da ocupação das redes sociais.

É preciso derrubar Bolsonaro e sua turma!