Petroleiros do Litoral Paulista engrossam as fileiras de luta no Dia Nacional de Mobilização

#ForaBolsonaro

A manhã desta sexta-feira (10) começou com mobilização nas bases do Sindipetro-LP e em todos o país. Os petroleiros do Litoral Paulista se somaram ao Dia Nacional de Mobilização pelo #ForaBolsonaro. A atividade faz parte da Jornada Nacional pelo “Fora Bolsonaro”, convocada nacionalmente pela Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, juntamente com as centrais sindicais e mais de 40 organizações representando diferentes segmentos sociais (religioso, ambiental, cultural, etc.).

A mobilização surgiu por conta da ausência de uma política efetiva de combate a Covid-19 e o aprofundamento da crise social e econômica do país. A classe trabalhadora tem sido o alvo do atual governo alvo que vem promovendo sucessivos ataques feitos através da retirada de direitos trabalhistas e previdenciários. Durante a mobilização, realizada na Refinaria Presidente Bernardes e UTE Euzébio Rocha, nos Terminais da Alemoa e Almirante Barroso da Transpetro e na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, a diretoria do Sindipetro-LP falou da intenção dos gestores da Petrobrás ao tentar enfiar goela abaixo da categoria uma proposta de ACT rebaixada. Em pauta também a privatização desenfreada do Sistema Petrobrás,  a terceirização da gestão da AMS e a prorrogação do acordo coletivo da categoria.

Nas bases da FNP os trabalhadores e trabalhadoras da Refinaria Henrique Lages (Revap), em São José dos Campos,  Terminal de Miramar, em Belém, Terminal Aquaviário da Baia da Guanabara (TABG), no Rio de Janeiro, sede da UO-AM, em Manaus, e na unidade da Petrobrás localizada no município de Carmópolis, em Sergipe também participaram de mobilizações contra o atual governo e contra a política genocida de Castello Branco.

Em  todas as capitais do país ocorreram atos simbólicos, reunindo entidades dos movimentos estudantis, sociais, partidos e sindicatos. O Dia Nacional de Mobilização pelo #ForaBolsonaro prossegue com um ato inter-religioso às 19h  e se encerra com um panelaço às 20h. A Jornada Nacional pelo “Fora Bolsonaro” continua neste sábado (11), às 14h, com uma Plenária Nacional Fora Bolsonaro que é atividade virtual que reunirá milhares de participantes de todo o país . Nesta atividade serão definidas as próximas ações da Campanha Nacional Fora Bolsonaro. Para participar, é necessário preencher um formulário ou enviar um e-mail para campforabolsonaro@gmail.com.

Basta de perdas!