BNDESPar reprovou bonificação para diretoria da Petrobrás

Alta de 26%

O BNDESPar, braço de particSegundo o “Valor”, o braço de investimentos estatal recusou a proposta por entender que em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o aumento na bonificação dos executivos seria inadequado. O BNDESPar possui 0,24% das ações ordinárias e de 7,04% do capital total da petroleira, e utilizou tal influência para tentar implementar essa medida que já têm sido adotada em outras empresas que detêm participação.ipações societárias do BNDES, reprovou a proposta que reservou R$ 43,3 milhões em bonificações a diretores e Conselho de Administração da Petrobrás. Os valores são referentes ao período de abril de 2020 a maio de 2021. As informações são do jornal “Valor Econômico”.

O valor, que representa uma alta de 26% em comparação ao pacote de bônus do ano passado, acabou sendo aprovado, pois a posição contrária do BNDESPar não foi suficiente para barrar a proposta, mas acabou gerando um mal-estar em meio à diretoria da Petrobrás.

A empresa, por sua vez, diz que o aumento da bonificação da diretoria é resultado da remuneração variável dos executivos, uma vez que a estatal atingiu um lucro líquido de R$ 40,1 bilhões em 2019, o maior valor já registrado na história da estatal.

Do valor total provisionado para o pagamento à diretoria, R$ 12,51 milhões, quase 30%, seriam destinados a nove diretores. O valor é 3,7 vezes maior do que o reportado um ano antes na mesma base comparativa, de remuneração variável aos executivos.

Em março, a petroleira anunciou um pacote de medidas para reduzir em 15% as despesas corporativas. Dentre outras iniciativas, a Petrobrás cancelou processos de avanço de nível e promoção de empregados e suspendeu, por três meses, o pagamento de horas extras e 30% da remuneração de executivos.

Em defesa da remuneração variável — e do aumento dos recursos a serem distribuídos — a Petrobras argumenta que a remuneração fixa, que soma R$ 19,6 milhões, não é reajustada desde 2016. Além disso, esse valor inclui despesas com a nova diretoria de Transformação Digital, criada em setembro do ano passado, e a segunda parcela da remuneração variável de 2018.

A Petrobrás também salientou ao jornal que o modelo da remuneração é aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). A companhia esclarece que os valores provisionados podem não ser utilizados em sua totalidade — R$ 6 milhões são separados para indenizações de diretores caso deixem o quadro de funcionários, por exemplo.

Fonte: Suno