Petroleiros do Litoral Paulista se mobilizam no Dia Nacional de Luta e de Luto

Em defesa da vida e #ForaBolsonaro

Petroleiros do Litoral Paulista protagonizaram mobilizações, na manhã desta sexta-feira (07), em defesa da vida, do emprego, contra a retirada de direitos e pelo Fora Bolsonaro/Mourão e pelo Acordo Coletivo da categoria. Os protestos são parte do Dia Nacional de Luta e de Luto. As paralisações ocorreram no Transpetro Alemoa , em Santos, e no Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião.

A bandeira de luta da categoria continua sendo pela prorrogação do ACT. No entanto, a Petrobrás tem apresentado sucessivos ataques à categoria que necessitam de ações imediatas.

Já a mobilização pelo #ForaBolsonaro ganha destaque, na Baixada Santista, com a "visita" da comitiva presidencial nesta sexta. A região ultrapassa a marca de 40 mil casos de coronavírus e mais de 1400 óbitos pela covid-19. Juntas, Santos e São Vicente, cidades visitadas pelo presidente, somam mais da metade desses números, com 21.400 casos e 802 mortes confirmadas. Mesmo diante dos números que só aumentam na região, Bolsonaro manteve sua agenda, como sempre, mostrando seu desprezo pelo problema que atinge todo o mundo, agravado no país por sua total falta de ação. Em uma live, realizada ontem (06) o atual presidente da República, reafirmou seu descaso em relação a crise sanitária que o país atravessa ao declarar que: "A gente lamenta todas as mortes, vamos chegar a 100 mil, mas vamos tocar a vida.". A frase foi em referência ao número de óbitos que o país atingirá até este sábado (08).

Pelas vidas perdidas pelo covid-19 na Baixada Santista e no país, contra as vagas de empregos extintas graças a política econômica, orquestrada por Paulo Guedes, que favorece os ricos com em detrimento da classe operária e contra as privatizações, #ForaBolsonaro!

Atos nas bases da FNP
Os petroleiros das bases da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) também amanhecerem mobilizados. A força de trabalho vem passando por um momento crítico. Os petroleiros e petroleiras tem sofrido com a política negacionista e genocida de Castello Branco frente a Convid-19 e com os sucessivos ataques aos direitos obtidos através de anos de luta.

A mobilização dos trabalhadores de AL/SE aconteceu na unidade de Pilar, com atraso de cerca de 2h na entrada do expediente. Na base do Sindipetro - PA/AM/MA/AP foi realizada panfletagem no terminal de Miramar, em Belém (PA). Os petroleiros de São José dos Campos, fizeram intervenção na Rodovia Presidente Dutra e também panfletaram boletim do Sindicato na Refinaria Henrique laje (Revap). Os dirigentes do Sindipetro-RJ realizaram atos no Terminal da Baia de Guanabara, na Ilha do Governador (TABG), TEBIG (Angra) e no COMPERJ (Itaboraí).

Brasil mobilizado
Desde as primeiras horas do dia, trabalhadores, por todo o pais, paralisaram a jornada de trabalho por 100 minutos em homenagem aos 100 mil mortos por coronavírus. Por várias cidades do Brasil, faixas com o slogan “Fora Bolsonaro”, foram espalhadas. Um ato nacional está previsto para o meio dia, na Praça da Sé, no Centro de São Paulo e uma celebração ecumênica em homenagem às vítimas da pandemia. As linhas de produção de montadoras e autopeças do Grande ABC também ficarão, ao longo do dia, paralisadas por 100 minutos. No do Espírito Santo trabalhadores irão participar de uma carreata. Haverá também protestos dos trabalhadores de diversas categorias como bancários, educação,saúde e servidores públicos. A mobilização reúne todas as centrais sindicais, partidos políticos, organizações da sociedade civil e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.