Bases da FNP iniciam assembleias rejeitando proposta de ACT da empresa

Rejeitar e lutar

As primeiras assembleias nas bases da FNP estão rejeitando a proposta de ACT da Petrobrás e aprovando a contraproposta da Federação Nacional.

Veja a contraproposta da FNP:
1) Reajuste pelo INPC em 2020;

2) manutenção da AMS, discussão setembro de 2021 se houver obrigação legal de alteração do custeio;

3) Teletrabalho - Fechar o Regramento no Acordo Coletivo de Trabalho;

4) Cláusula contra demissão e transferências arbitrárias;

5) Garantia da Reunião de Anistiados; e

6 - Manutenção das cláusulas de relação sindical.

Algumas parciais das primeiras assembleias já foram divulgadas pelos sindicatos. É o caso do Sindipetro-AL/SE e do Sindipetro-LP.

No Sindipetro-AL/SE, foram realizadas duas assembleias. Uma na Estação de Furado e outra na Transpetro, terminal do Cais do Porto. Nas duas assembleias a proposta da empresa foi rejeitada por unanimidade. Nesta quarta (2/9) à noite, eles farão uma assembleia virtual. Na quinta (3/9), as presenciais continuarão.

No Sindipetro-LP, os petroleiros do grupo 2 e administrativo da RPBC e UTE Euzébio Rocha realizaram nesta quarta-feira a primeira assembleia na porta da unidade, para analisar a proposta da empresa e votar. Por maioria absoluta, a categoria petroleira rejeitou a proposta da Petrobrás, aprovou a contraproposta da FNP e mandou um recado para os demais companheiros e companheiras que ainda passarão por assembleia. A palavra de ordem hoje é: Rejeitar e lutar!

O Sindipetro-PA/AM/MA/AP iniciaram suas assembleias também nesta quarta, antes do embarque no aeroporto de Manaus. Por unanimidade, os petroleiros também disseram NÃO para a proposta da empresa e aprovaram a contraproposta da FNP. As assembleias continuarão. Veja o calendário deles:

Já o Sindipetro-SJC realiza, entre os dias quatro e dez de setembro, as assembleias para consulta aos trabalhadores sobre a proposta de ACT da Petrobrás. No dia 10, eles farão, às 17h, uma assembleia virtual para consultar especificamente os petroleiros e petroleiras que estão em home office, além dos trabalhadores da Transpetro Taubaté e aposentados.

O Sindipetro-RJ iniciará suas assembleias na próxima semana. Mais informações serão divulgadas em breve.

Fonte: FNP