Feriado de 7 de setembro terá Grito dos Excluídos na Baixada Santista

Vidas em primeiro lugar

No próximo dia 7 de setembro (segunda-feira) acontece, em todo país, a 26ª edição do Grito dos Excluídos, com o tema permanente “Vida em Primeiro Lugar”. O lema deste ano é  “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação”. Atividade é realizada desde 1995 por setores progressistas da Igreja Católica, como a CNBB, em conjunto com movimentos populares, políticos e sociais do país. O principal objetivo do Grito dos Excluídos é denunciar todas as formas de exclusão e as causas profundas que levam o povo a viver em condições de vida precárias.

Os atos acontecem durante todo o dia, a partir das 8 horas da manhã, mas esse ano, em função da pandemia, será diferente. Os atos irão obedecer ao uso de máscaras e o distanciamento social seguro para evitar a contaminação por Covid-19. Na Baixada Santista, o Grito começa às 9h em cinco cidades da região. As atividades serão feitas de maneira coordenada com atos simbólicos (veja programação abaixo) e ocuparão praças e locais públicos  com participantes munidos de faixas, cartazes, bandeiras, cruzes e caixas de som, para darem seu recado à sociedade.

O  Sindipetro Litoral Paulista, que fará parte do evento,  convoca a categoria petroleira, companheiros que integram os diversos coletivos e organizações políticas da região, a se somar a esta iniciativa. É preciso resistir, é preciso colocar o bloco na rua!

Confira a programação completa do Grito dos Excluídos:

- Cubatão: Em frente à Matriz de Cubatão.. Paróquia Nossa Senhora da Lapa. Centro. Concentração as 9h30...início às 10h.

- São Vicente: Praça dos Correios. Concentração às 8h30 e início às 9h.

- Guarujá: Praça dos Expedicionários.  Concentração as 9h15 e início às 9h30.

- Itanhaém: Praça da Igreja da Matriz, centro. Concentração as 11h30 e início às 12h00.

- Santos: Praça das Bandeiras, na areia. Concentração as 15h e início às 16h.

- Santos: Zona Noroeste. Bom Prato, próximo ato Arte no Dique. Concentração as 10h30 e início às 11h.

Todos os atos serão transmitidos nas redes sociais do Grito na região: Facebook Grito dos Excluídos da Baixada Santista e no Instagram: Grito_dos_excluídos_bs