Assembleias nas bases do Litoral Paulista rejeitam, por ampla maioria, a proposta de ACT

Pleito vai até o dia 12/09

A categoria petroleira do Litoral Paulista tem demonstrado, por ampla maioria, que não aceita os mandos e desmandos de Roberto Castello Branco e vem dizendo “não” ao congelamento dos salários e a terceirização da AMS. Para se ter uma ideia do nível de rejeição, 92% dos votos, contabilizados até o momento, foram contra a proposta de ACT, aprovam a contraproposta da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e os demais pontos do pleito. Essa realidade dificilmente será revertida, mas mesmo assim é importante a participação de todos.

Os ativos (as), aposentados (as) e pensionistas, associados ou não, devem ficar atentos aos fechamentos das votações (vide listagem abaixo). As deliberações acontecerão até o próximo sábado, dia 12 de setembro, mas para cada tipo de votante existe uma data diferenciada. Os embarcados, por exemplo, devem votar até às 23h59 do dia 11 de setembro. Os votos por call center para aposentados (as) e pensionistas sócios e não sócios devem ser feitos até às 17h30 desta sexta-feira, 11 de setembro.

Vale lembrar, que também estão elencados, para votação, a contraproposta da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), assembleia geral permanente, estado de greve e a contribuição assistencial para não sócios.

A contraproposta da FNP apresenta seis pontos: Reajuste salarial pelo INPC em 2020; Discussão da AMS em setembro de 2021, se houver obrigação legal de alteração de custeio; Teletrabalho: regramento no acordo coletivo de trabalho; Cláusula contra demissão e transferências arbitrárias; Garantia de reunião de anistiados e manutenção das cláusulas de relação sindical.

Saiba como votar:

Votos presenciais: grupos de turno e administrativo das áreas operacionais terrestres: Todos os trabalhadores da ativa das áreas operacionais de terra que estão trabalhando normalmente as assembleias serão na porta das unidades. Elas serão realizadas com o adm e todos os grupos de turno. Não haverá votação presencial no prédio do Valongo (Edisa) e demais prédios.

Votos por call center: aposentados (as) e pensionistas associados (as) ou não - Votação através dos telefones da sede (13) 32021100, 32021101, 32021102 e 32021105 ou da subsede   (12) 3892.1484 e  (12) 3892.5155. Os sócios terão o cadastro atualizado e os não sócios serão cadastrados. Serão passadas informações sobre a proposta da empresa e os indicativos do Sindicato. Vale destacar que a votação deve ser realizada até às 17h30 desta sexta-feira, 11 de setembro. Após esse período, a votação será encerrada.

Votos por aplicativo do Sindicato: associado, ativa e aposentados (as) -  Acessar o aplicativo do Sindicato. Se caso, o associado ou associada não tenha o aplicativo no celular é necessária a instalação. Para baixar é muito fácil: basta acessar o Google Play ou Apple Store no celular e no campo de pesquisa digitar ‘sindipetrolp’. O aplicativo estará disponível para ser baixado. Após baixar, acessar a área restrita preenchendo o campo do CPF, matrícula do Sindicato e escolher a opção sócio. Em seguida clicar no ícone enquete e lá votar. É importante ressaltar que a votação deve ser realizada até às 23h59 do dia 12 de setembro. Após esse período, os votos não serão computados.

Votação eletrônica – trabalhadores da ativa não associados:  Acessar link (clique aqui), no Facebook ou Instagram, fazer cadastro, assistir o vídeo completo com pontos da Campanha do ACT e indicativo de votação do Sindipetro-LP. Ao final da exibição será disponibilizada uma cédula de votação que deverá ser impressa, assinada e depositada em urnas localizadas na sede e subsede do sindicato. É importante ressaltar que os votos devem ser depositados nas urnas, da sede e subsede, até às 18h de sábado, dia 12 de setembro.

Para os trabalhadores e trabalhadoras não sócios das bases do Litoral Paulista e que não estejam no Estado de São Paulo e que querem participar do pleito, mas que não podem comparecer à sede ou subsede, para depositar o voto, devem seguir as seguintes orientações:

- Fazer a votação através do link

- Baixar o voto, digitalizar, assinar e enviar para um petroleiro ou petroleira da base do Litoral Paulista para depositar na urna até o dia e  horário estipulado.

-  O petroleiro ou petroleira não sócio também deve enviar um e-mail para secretaria@sindipetrosantos.com.br notificando o Sindicato que mora em outro estado e sobre o envio do voto através de outra pessoa. No e-mail devem constar as informações do portador (a) do voto, inclusive número de matrícula da Petrobrás, dando a ele procuração para portar e depositar o voto. No e-mail também deve constar cópia digitalizada do RG do votante. É importante destacar que só poderá realizar essa tarefa petroleiros e petroleiras da base do Litoral Paulista. No momento do voto haverá conferência de dados. A votação também será filmada para atestar a veracidade do pleito.

Plataformas: As assembleias nas plataformas serão feitas como costumeiramente. As listas de presença foram disponibilizadas pelo sindicato, através de e-mail, para um único membro das plataformas previamente contatado e instruído. O período do pleito será até às 23h59 do dia 11 de setembro.