Maior parte dos petroleiros rejeita proposta da empresa e FNP aponta novos rumos para a categoria

Parte significativa

Durante a tarde de terça-feira (15/09), a direção da FNP esteve reunida para definir os próximos passos a serem dados após o fim das assembleias, em que os trabalhadores das bases da FNP rejeitaram, por ampla maioria, a proposta de ACT da empresa.

Vale lembrar que as bases da FNP reúnem o maior número de petroleiros do país, incluindo os ativos, aposentados e pensionistas. Principalmente agora, com o processo de desmobilização do Nordeste e de outras regiões, em que a empresa está transferindo trabalhadores dessas aéreas para o Rio de Janeiro. Pode-se dizer, assim que mais da metade dos petroleiros estão reunidos nas bases da FNP.

Portanto, a rejeição à proposta de ACT da empresa é muito significativa e demonstra, sobretudo a insatisfação da categoria.

Nesse contexto, a FNP definiu uma série de iniciativas, dentre elas: enviar ofício para a empresa com o resultado das assembleias, solicitando reunião sobre o assunto; iniciativas jurídicas e de comunicação; além de um calendário de luta e mobilização nas bases.

Veja calendário de luta

21/09 (seg) - Ato nas bases e live/cobertura matinal;

28/09 (seg) - Reunião Nacional do Petroleiros e Petroleiras de todo o Brasil;

29/09 (ter) - Reunião Nacional dos Aposentados;

30/09 (qua) - Ato nos terminais, refinarias e aeroporto de Jacarepaguá;

03/10 (sab) - Carreata e ato no Edise;

10/10 (sab) - Seminário nacional de campanha.

A seguir, o coordenador gerla do Sindipetro-LP e  secretário geral da FNP, Adaedson Costa, faz um resumo sobre os próximos passos. Veja:

Fonte: FNP