Petrobrás faz pressão retirando direitos: valores descontados neste mês serão ressarcidos ao fecharmos o acordo

Vamos resistir às chantagens!

Os petroleiros das bases da FNP decidiram por ampla maioria rejeitar a proposta da Petrobrás de congelamento de salários e aumento da participação da categoria na AMS. 

Como reflexo, a partir do dia 15, conforme anunciado pela empresa para pressionar a categoria a aceitar sua proposta, os trabalhadores de nossas bases irão perceber valores menores em seus contracheques, diferente do habitual. Apesar de, sem ilusão, esperarmos a boa-fé negocial, era previsível que a Petrobrás retiraria nossos direitos sem que se encerrassem as negociações com a federação. 

Não vamos ceder à chantagem! A FNP garantiu a data base da categoria no dia 1º de setembro, isso quer dizer que todos os descontos que forem feitos a partir deste mês deverão ser compensados na íntegra ao fecharmos o acordo.

Os indicativos da FNP nas assembleias realizadas na porta das fábricas foram muito claros e precisos. Todos votamos conscientes de que haveria pressão por parte da empresa, que começaram muito antes do dia 15 de setembro. O assédio é ferramenta recorrente dos gestores da companhia e a nossa é a organização e mobilização! 

Vejam como a empresa pode pressionar a categoria:

Pagamento de férias com apenas 1/3 Constitucional
Caso a empresa decida pagar as férias apenas com 1/3 Constitucional neste período, a empresa terá que complementar o pagamento ao final do acordo com a FNP, pois temos garantido a data base em 1 de setembro.

Congelamento do Adicional por Tempo de Serviço (ATS)
Da mesma forma, o período que ficarmos sem acordo será considerado para progressão no ATS.

Benefícios Educacionais
Não esperamos ficar sem acordo até o final de dezembro, mas a empresa pode tirar o benefício para fazer terrorismo com a categoria.  Esse importante benefício não deve ser moeda de troca para um acordo que irá prejudicar uma parte significativa da categoria, os aposentados e pensionistas, aos quais nos juntaremos no final de nossa vida laboral, pois muitos ficarão sem a AMS, impossibilitados de pagar com o aumento da participação no plano.

Hora extra e Hora Extra por Troca de Turno (HETT)
Com a data-base garantida, qualquer pagamento que seja menor do que 100% ou 75% terá de ser complementado quando do fechamento do acordo.

Gratificação Campo Terrestre/ Adicional Permanência/Feriado Turno
Os pagamentos que não forem feitos neste período de negociações deverão ser realizados na íntegra ao fecharmos o acordo.

Vamos manter a união e mobilização! A FNP representa a maioria dos trabalhadores de todo o Sistema Petrobrás e as bases operacionais mais importantes para os negócios da empresa. Fora os meios jurídicos que estão sendo amplamente utilizados pela federação, temos garantido o direito constitucional de greve e vamos usá-lo se assim a categoria decidir. Nada será feito à revelia dos trabalhadores. Vamos debater essa possibilidade no momento oportuno. 

Para o momento, nosso papel deve ser de confiar nas representações sindicais e anotar as chantagens financeiras e psicológicas para que pesem na decisão que tomaremos ao findar as tratativas em mesa com a empresa e precisemos partir para um embate mais incisivo. 

Vamos resistir e mostrar nossa união. Seu apoio é fundamental para que sejamos fortes na mesa de negociação e possamos avançar pelo bem de todos!
Basta de perdas!