Grupo Esperança promove, neste domingo (27), “Carreata pela Vida”

Dia Nacional da Doação de Órgãos

A ONG Grupo Esperança promove no próximo dia 27 de setembro (domingo), a partir das 10h, “Carreata pela Vida”. A saída será na Av. Conselheiro Nébias, 248, na Vila Mathias.

O evento, que acontece no Dia Nacional da Doação de Órgãos, tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.  Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), no primeiro semestre deste ano a taxa de doadores efetivos caiu 6,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. A queda se deu por conta da pandemia causada pela Covid-19. Atualmente existe uma fila de  40.740 pacientes à espera de doação.

A carreata começará às  10h em frente a sede do Sindipetro-LP,  Av. Cons. Nébias 248, seguindo até a Rua Joaquim Távora, virando à esquerda na Av. Ana Costa até a Av. da Praia, seguindo em direção ao ferry boat, em seguida entrar na Av. Cons. Nébias. A dispersão começará a partir da passagem em frente ao supermercado Carrefour.

O Sindipetro-LP apoia a campanha e cedeu o caminhão de som para a carreata. O Grupo Esperança também espera arrecadar mantimentos e serão distribuídas máscaras em troca de um 1 kg de alimento não perecível. Participe!

Você quer ser um doador?
Se você quer ser doador de órgãos, primeiramente avise a sua família. Os principais passos para doar órgãos são:
• Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos.
• No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.

Pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, observa-se que, na grande maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. Por isso a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários. Essa é a modalidade de consentimento que mais se adapta à realidade brasileira. A previsão legal concede maior segurança aos envolvidos, tanto para o doador quanto para o receptor e para os serviços de transplantes.

A vontade do doador, expressamente registrada, também pode ser aceita, caso haja decisão judicial nesse sentido. Em razão disso tudo, orienta-se que a pessoa que deseja ser doador de órgãos e tecidos comunique sua vontade aos seus familiares.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Com informações do Ministério da Saúde