Petrobrás vende participação de 40% na GNL Gemini Comercialização e Logística de Gás Ltda

Distribuição e transporte

A Petrobrás informou, que fechou a venda de sua participação de 40% na GNL Gemini Comercialização e Logística de Gás Ltda. (Gás Local) para a White Martins Gases Industriais Ltda. (White Martins). A informação foi revelada por meio de um comunicado ao mercado.

A Gás Local é uma companhia sediada no estado de São Paulo que atua no setor de distribuição e transporte de gás natural liquefeito, realizados através de carretas criogênicas. De acordo com a nota da Petrobras, o acordo junto à White Martins também envolve o encerramento de pendências societárias, de arbitragem e temas em discussão judicial referentes às operações da Gás Local.

Além disso, o negócio prevê ajustes nas condições comerciais para o fornecimento de gás, pela Petrobrás, na qualidade de consorciada do Consórcio Gemini, composto entre Petrobras, White Martins e a Gás Local, até o fim de 2023.

Petrobrás ainda não definiu data para venda da fatia na BR Distribuidora
Segundo o jornal “Valor Econômico”, em publicação na última terça-feira (22), a Petrobrás deve aguardar uma recuperação do mercado para realizar a venda de sua participação remanescente na BR Distribuidora (BRDT3), por meio de uma oferta subsequente de ações (follow-on).

Em resposta ao jornal, a petroleira divulgou um comunicado ao mercado, dizendo que a data ainda não estava definida. No fim do mês passado, a Petrobras conseguiu o aval do Conselho de Administração realizar o desinvestimento total na distribuidora.

Entretanto, o movimento do mercado, para a estatal, não parece ser propício. Nos últimos 30 dias, o Ibovespa apresenta uma queda de quase 7%, atualmente estando próximo do mesmo patamar do início de julho. A bolsa brasileira cai cerca de 15% no ano.

A Petrobrás detém uma participação de 37,5% na BR Distribuidora. Com base no valor de mercado de R$ 24,31 bilhões da empresa, a participação da petroleira equivale a R$ 9,11 bilhões.

Fonte: Infomoney