30 de setembro: dia de luta e mobilização

Participe!

Para demonstrar a insatisfação da categoria com a proposta de ACT e a postura do RH da Petrobrás em não negociar com mais da metade da categoria petroleira, a FNP convoca todos e todas para mais um dia de luta.

A FNP também convoca os dirigentes da FUP e, principalmente, os trabalhadores das bases desta Federação a engrossarem a trincheira da luta.

Mais um motivo para irmos para as ruas
Além dos atos presenciais e na internet pelos direitos dos trabalhadores e contra o governo Bolsonaro, agendados para o dia 30, agora há mais um importante motivo para o fortalecimento deste dia como de luta dos trabalhadores no Brasil.

Na última quinta-feira (24/9), a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) atualizou a pauta da semana e incluiu na sessão do dia 30 de setembro, por videoconferência, a reclamação 42.576 que aponta descumprimento do julgado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.624, que decidiu pelo processo licitatório para alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista, como a Petrobrás.

A Reclamação foi feita pelo Senado contra a alienação de ativos da Petrobrás, que estão à venda neste momento, como as refinarias Landulpho Alves (RLAM) e Presidente Getúlio Vargas (REPAR). Analisada no Plenário Virtual, aberto ao público, a Reclamação recebeu três votos contra as alienações, mas o julgamento foi suspenso pelo presidente do STF, Luiz Fux, que após pressões agendou para esta quarta a análise do processo no Plenário do Supremo.

Participe das mobilizações
No dia 30, estão programados protestos nas refinarias, terminais, usinas e aeroportos, plenária virtual do pessoal em teletrabalho e outras atividades conjuntas com os servidores públicos. Tudo com cobertura ao vivo.

Próximas mobilizações
Dia 03/10, dia do aniversário da Petrobrás, vai ter mobilização convocada pelos comitês em defesas das estatais e no Rio de Janeiro a ideia é fazer um abraço no EDISE.