Bases do Litoral Paulista participam do Dia Nacional de Luta e Mobilizações

Juntos Somos Mais Fortes!

Petroleiros do Litoral Paulista protagonizaram mobilizações, na manhã desta quarta-feira (30), para demonstrar a insatisfação com a proposta de ACT e a postura do RH da Petrobrás em não avançar nas negociações com os sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Além disso, está em pauta a luta contra a privatização do Sistema Petrobrás. Os protestos são parte do Dia Nacional de Luta e Mobilizações. As paralisações ocorreram na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, em Santos, e na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba e no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em conjunto com o Sindipetro-RJ. Os representantes do Sindipetro-LP também participaram um ato, promovido pela Frente Sindical Classista, contra a reforma administrativa.

A bandeira de luta da categoria continua sendo a retomada das negociações e contra retrocessos no acordo coletivo. No entanto, a Petrobrás tem apresentado sucessivos ataques que necessitam de ações imediatas. Inclusive, no dia de ontem (29) os gestores da empresa se recusaram a discutir o ACT. A empresa argumentou que a proposta já foi aceita pela outra federação e seus 12 sindicatos e, por isso, não aceitará que o TST faça uma proposta de mediação.

Julgamento no STF
A data de hoje também é marcada pela retomada do julgamento no Superior Tribunal Federal (STF) contra a venda de ativos de subsidiárias da Petrobrás. O processo tramita em meio ao plano de desinvestimento orquestrado por Roberto Castello Branco, apoiado por Jair Bolsonaro, e um processo avançado de negociação das refinarias Landulpho Alves (RLAM), na Bahia e da Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. Faz parte do plano também vender a Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco; Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, e Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas, a fábrica de lubrificantes e derivados Lubnor (Ceará) e a Unidade de Industrialização de Xisto (Paraná).

A liminar para barrar as vendas é pedida pelas mesas diretoras da Câmara dos Deputados, do Congresso e do Senado. A luta é para que a criação de subsidiárias para facilitar a privatização de empresas estatais seja considerada ilegal.

Atos nas bases da FNP
Os petroleiros das bases da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) também amanhecerem mobilizados. Na base do Sindipetro - PA/AM/MA/AP os trabalhadores se reuniram na praça do Rotary, ao lado do Terminal Rodoviário de Belém (PA) e no embarque para Urucu, em Manaus. Os petroleiros de São José dos Campos, fizeram atraso de 2 horas Refinaria Henrique Laje (Revap). Os dirigentes do Sindipetro-RJ realizaram mobilizações com atrasos nos terminais da Transpetro – TABG e TEBIG , atos no CENPES, COMPERJ, TEJAP e no aeroporto de Jacarepaguá.