Assembleias para autorizar assinatura da proposta de ACT da Petrobrás vão de 2 a 12 de outubro nas Bases do Sindipetro-LP

Votação nas bases e outras formas de votação

Nesta quinta-feira (1) a direção da Federação Nacional dos Petroleiros se reuniu para deliberar o calendário de assembleias nas cinco bases que compõe a federação, com a indicação de que autorizem a proposta da Petrobrás para este acordo coletivo. Nas bases do Litoral Paulista, as assembleias começam nesta sexta-feira (2), na Alemoa e seguem na entrada dos turnos nas áreas operacionais. Demais formas de votação para trabalhadores em home office, aposentados e pensionistas e não associados, veja no texto abaixo.

A decisão dos cinco sindicatos de indicar que a categoria autorize assinatura da proposta da empresa surge após avaliação do cenário político e econômico atual e depois de esgotadas todas as possibilidades jurídicas e de mobilização, o que inclui a mediação pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que não pode avançar devido a negativa da Petrobrás em negociar com os  cinco sindicatos. Uma última alternativa para a categoria seria deflagrar greve, e posterior dissídio, no entanto, não teríamos garantias de avanços, pois uma parte da categoria de outras bases, incluindo os Acordos Individuais de Trabalho (AIT), já assinou o acordo, argumento que seria usado pela defesa da empresa para não melhorar a proposta aos cinco sindicatos da FNP.

Desde o começo da campanha de ACT, após a outra federação indicar aceitação da primeira proposta de fato apresentada pela empresa, firmamos o compromisso com a categoria de agir seguindo a razão e se avaliássemos possibilidades reais de avançarmos na negociação, caso contrário reavaliaríamos nossa posição. Cumprindo nosso compromisso com os trabalhadores, analisamos como mais prudente garantir o acordo coletivo pelos próximos dois anos, apesar das perdas indiscutíveis com a mudança do custeio da AMS e reajuste zero nos salários, que irá prejudicar principalmente os aposentados e pensionistas, parte mais frágil de nossa categoria e que merecia todos nossos esforços em sua defesa.  

Diante dos desafios que se mostram em nosso horizonte, de venda de refinarias e outros ativos já programados pelo governo Bolsonaro/Guedes/Castello Branco, nosso acordo coletivo será a garantia de que podemos lutar, apesar dos ataques e das circunstâncias. Cabe a nós, agora, trabalhadores da ativa, além de protegermos a Petrobrás da sanha privatistas que sempre avizinhou a empresa, o compromisso de lutar pelos aposentados e pensionistas, que ficaram praticamente de fora dessa negociação, prejudicados pela pandemia.

Por meio de ações jurídicas, a FNP conseguiu uma liminar através de um protesto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que garante a data base do acordo coletivo. Ou seja, ao assinarmos o acordo coletivo ele retroage a 1° de setembro. Com isso, as perdas impostas pela Petrobrás para causar terrorismo e colocar a categoria contra o sindicato devem ser ressarcidas ao final do processo com a assinatura do acordo.

Nosso indicativo é de autorização da assinatura da proposta, continuamos denunciando que esse acordo foi prejudicado pela pandemia e pela avaliação equivocada e prematura da outra federação. A partir de agora devemos unir forças para defender a AMS e contra a privatização.

Agradecemos a confiança da categoria, que seguiu o indicativo do sindicato e rejeitou a proposta da Petrobrás, mostrando sua força e vontade de lutar. Somos exemplos para as demais bases e continuaremos sendo o foco de resistência da categoria.

Saiba como votar:

Votos presenciais: grupos de turno e administrativo das áreas operacionais terrestres: Todos os trabalhadores da ativa das áreas operacionais de terra que estão trabalhando normalmente as assembleias serão na porta das unidades. Elas serão realizadas com o adm e todos os grupos de turno. Não haverá votação presencial no prédio do Valongo (Edisa) e demais prédios. As assembleias acontecem até o dia 12 de outubro.

Votos por call center: aposentados (as) e pensionistas associados (as) ou não - Votação através dos telefones da sede (13) 32021100, 32021101, 32021102 e 32021105 ou da subsede   (12) 3892.1484 e  (12) 3892.5155. Os sócios terão o cadastro atualizado e os não sócios serão cadastrados. Serão passadas informações sobre a proposta da empresa e os indicativos do Sindicato. O horário de funcionamento do call center na sede é de segunda a quinta das 8h às 12h e das 14h às 18h e na sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na subsede o funcionamento é de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h e às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h. Vale destacar que a votação deve ser realizada no período de 5 a 9 de outubro. Após essa data, a votação estará encerrada. 

Votos por aplicativo do Sindicato: associado, ativa e aposentados (as) -  Acessar o aplicativo do Sindicato. Se caso, o associado ou associada não tenha o aplicativo no celular é necessária a instalação. Para baixar é muito fácil: basta acessar o Google Play ou Apple Store no celular e no campo de pesquisa digitar ‘sindipetrolp’. O aplicativo estará disponível para ser baixado. Após baixar, acessar a área restrita preenchendo o campo do CPF, matrícula do Sindicato e escolher a opção sócio. Em seguida clicar no ícone enquete e lá votar. A votação acontece a partir do dia 3 de outubro até às 23h59 do dia 9 de outubro. Após esse período, os votos não serão computados.

Votação eletrônica – trabalhadores da ativa não associados: Acessar link (clique aqui), fazer cadastro e votar. A Petrobrás encaminhou a listagem dos trabalhadores e trabalhadoras das nossas bases para verificarmos o cadastro de votação. Se o petroleiro ou petroleira não estiver nessa lista não poderá votar porque o sistema não habilita a votação. Qualquer divergência ou dúvida pedimos que entre em contato através do telefone (13) 9.9164-8105. A votação acontece a partir do dia 3 de outubro até às 23h59 do dia 9 de outubro. Após esse período, os votos não serão computados.

Plataformas: As assembleias nas plataformas serão feitas como costumeiramente. As listas de presença serão disponibilizadas pelo sindicato, através de e-mail, para um único membro das plataformas previamente contatado e instruído. O período do pleito será até às 23h59 do dia 09 de outubro.