Fiocruz emite parecer sobre contaminações por COVID-19 nas plataformas

Nexo causal

Com base em informações divulgadas pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), no dia 1º de outubro, no texto cujo título é “19 mortes no sistema Petrobrás por Covid-19 em 6 meses de pandemia”, a Fiocruz emitiu um parecer sobre as contaminações por COVID-19 nas plataformas e contribuições para investigação da caracterização do nexo causal entre a doença e o trabalho no setor de petróleo e gás.

O documento permite presumir que a relação da Covid-19 com o trabalho (nexo causal) na indústria de petróleo e gás adquire natureza epidemiológica. Embora a doença acometa a população em geral, a Covid-19 aparece com maior frequência entre os trabalhadores da Petrobras, maior empresa do setor de petróleo e gás no país, quando comparada a frequência na população em geral.

Ainda segundo o documento, na indústria do petróleo e gás, a ocorrência de mortes por Covid-19 predomina entre os terceirizados.

Leia, AQUI, o documento na íntegra.