Bases do Sindipetro-LP vêm aprovando contraproposta de PLR formulada pela FNP

Nova metodologia

Tendo em vista o novo regramento para o pagamento de PLR apresentando pela empresa para as entidades no último dia 20 de outubro e, consequentemente, sem nenhuma negociação ou a oportunidade de apontamentos do que seriam os anseios dos trabalhadores da categoria para participarem de uma PLR justa e que contemplasse a força de trabalho, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) criou uma contraproposta sobre a metodologia da PLR 2021. O documento, que está sendo aprovado nas assembleias que vêm ocorrendo nas bases do Litoral Paulista, será apresentado para os gestores da Petrobrás para a continuidade das negociações.

O regramento foi verificado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps) após estudo de indicadores como lucro líquido, EBITDA, pesquisa com outras empresas e comparativo da PLR 2014-2018 com a proposta da PLR 2021. A contraproposta apresenta os seguintes pontos:

- Definição de Indicadores para pagamento de PLR
- Metas dos Indicadores para PLR
- Critérios para definição do montante da PLR
- Base de cálculo para PLR
- Forma de distribuição da PLR
- Quitação da PLR
- Critério para adiantamento de PLR
- Processo de divulgação
- Vigência

Clique aqui e leia o documento na íntegra.

A gestão de RH da Petrobrás apresentou um novo regramento para o pagamento de PLR, bem abaixo do apresentado nos anos anteriores e que na prática extingue a PLR, abandona toda construção histórica sobre o tema e divide a força de trabalho (excluindo os que possuem função gratificada) porque também propõe regras distintas para os petroleiros e petroleiras de diferentes subsidiárias do Sistema Petrobrás e também funções. Além disso, desatrela seu valor do Lucro Líquido da companhia, estabelecendo um teto de uma remuneração por empregado. Por isso, devemos rejeitar o que foi proposto e arregaçar as mangas para receber uma PLR justa!