Sindipetro convoca petroleiros para responder pesquisa sobre Covid-19

Projeto

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista juntamente com entidades representativas de trabalhadores encabeça o projeto de pesquisa intitulado “Covid-19 como doença relacionada ao trabalho”. A pesquisa foi feita pela Unesp-Botucatu, FSP-USP e ASAS.

A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho de Campinas,  tem como objetivos gerais dar visibilidade às atividades de trabalho como fontes de infecção e adoecimento pelo SARS-CoV-2 e obter informações que ofereçam subsídios para os sindicatos planejarem ações que possam auxiliar na prevenção da doença e minimizar suas consequências clínicas e sociais. Diante disso, o Sindipetro convoca os trabalhadores e trabalhadoras para responder pesquisa (vide link abaixo).

O Projeto, que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Estadual Paulista (UNESP), terá duas etapas: a primeira, de coleta de informações por meio de um formulário que deverá ser respondido pelos trabalhadores que exercem ou exerceram atividades laborais presencialmente durante a pandemia e a segunda, de análise de algumas questões relacionadas à Covid-19 e ao trabalho, por meio de entrevistas feitas por telefone.

O intuito é produzir um dossiê sobre a doença nas diversas atividades de trabalho, por meio de informações e percepções de pessoas que trabalharam e trabalham durante a pandemia fora de domicílio ou dentro de suas casas em companhia de colegas. Serão fontes de informação os trabalhadores nessas condições ou outras pessoas que possam retratar sua situação, no caso de impossibilidade de participação direta dos envolvidos.

Para obter os dados será utilizado um formulário que deve ser respondido pelo celular ou por computador, em google forms e entrevistas com algumas das pessoas que responderem às questões colocadas.

Paralelamente ao desenrolar da pesquisa, dados parciais e matérias jornalísticas serão produzidos para dar visibilidade aos diversos aspectos que envolvem a Covid-19, as condições e a organização de trabalho neste período de pandemia, as condutas das empresas nos cuidados de seus ambientes e nos casos de adoecimento de seus trabalhadores, as necessidades pelas quais estes passam para que ajuda de diferentes naturezas possam ser oferecidas.

Participe e responda o questionário vide link abaixo. Em caso de dúvida basta enviar um email para: dossiecovid@gmail.com.

https://www.congressointernacionaldotrabalho.com/question%C3%A1rio

Com informações congressointernacionaldotrabalho.com