Petrobrás inicia a venda de metade do polo Marlim

50%

Petrobras inicia a venda do polo Marlim, que inclui os campos Marlim, Marlim Leste, Marlim Sul e Voador, na Bacia de Campos.

— É o terceiro maior polo de produção de petróleo e gás do Brasil e a maior acumulação pós-sal, com mais de 20 bilhões de barris, considerando o volume de óleo in place (VOIP). O fator de recuperação médio atual é de 22%.

— A Petrobrás pretende manter a operação, com a venda de 50% dos ativos – atualmente, os campos são 100% da companhia. Em geral, a companhia vende a totalidade da sua participação nos campos, na maioria, de pequeno e médio portes; um caso em que também ofertou percentuais para entrada de sócios foi o projeto de Sergipe em águas profundas, em exploração.

— O polo Marlim também produz a partir do pré-sal da Bacia de Campos e a companhia pretende realizar em 2022 um novo teste de produção (TLD) na acumulação Poraquê Alto, no pré-sal. Estima que a produção total dos campos pode aumentar em até 60%.

— “Oportunidade única suportada por VOIP total de >20 Bbbl e prazo das concessões até 2052, apresentando potencial de aumento da produção atual de ~120 Mboe/d em ~60%, por meio da revitalização dos campos no curto prazo com significativo upside no pré-sal”, destaca o teaser da venda.

—  Nos casos de Marlim e Voador, a revitalização dos campos está contratada. Dois FPSOs vão substituir todas as unidades atuais. As novas plataformas começam a produzir entre 2022 e 2023. 

Fonte: EPBR