P-69 mantém produção e o número de infectados por Covid-19 aumenta

Descaso

A gestão da Petrobrás demonstra mais uma vez, na prática, que o lucro continua acima da vida da força de trabalho. A gerência da P-69 manteve a produção da unidade mesmo diante do surto de Covid-19 que vitimizou dezenas de trabalhadores.

A situação se arrasta desde o dia 12 de novembro quando o surgiu o primeiro caso confirmado. A gerência da UN-BS ao invés de parar a produção e subir a bordo uma equipe de desinfecção, para tentar barrar o avanço da doença, tem nadado contra a maré. Ela tem obrigado trabalhadores saudáveis a embarcar para suprir a demanda do quadro reduzido graças aos altos índices de casos positivos. É uma tremenda operação “tapa buraco” em detrimento da vida dos petroleiros. Além de permitir a disseminação do vírus eles acabam sacrificando quem sobe a bordo, pois corre o risco de também ficar doente. O saldo dessa conduta foi mais três trabalhadores com PCR positivo e quatro que aguardam o resultado do exame.

Para os dirigentes do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista essa é uma clara demonstração de que a gestão se preocupa apenas com o lucro visando dividir com os acionistas um bônus “bem generoso” enquanto oferece migalhas para o chão de fábrica como proposta de PLR.

O Sindicato acompanha o caso de perto e já apresentou junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) denúncia pela falta de segurança operacional por surto de COVID-19 na P-69. O sindicato pede ainda que seja instaurado processo fiscalizatório, o que inclui uma diligência na plataforma, para constatação das denúncias apresentadas de falta de medidas de prevenção para combater o risco de contaminação ao COVID-19, o que acontece nos ambientes de pré-embarque, como o aeroporto de Jacarepaguá e hotéis onde muitos se hospedam, e no interior da unidade.

Paralelamente a isso exige também a emissão da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) já que a força de trabalho foi contaminada no exercício da profissão e que seja implementada a testagem após o desembarque. Com essa medida será possível determinar antecipadamente a contaminação a bordo.