Reunião com a Petrobrás: empresa não quer pagar PLR justa para todos

Impasse

Na manhã da última sexta-feira (4/12), conforme a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) já havia divulgado, e seus sindicatos filiados, participaram de reunião virtual com a representação da Petrobrás para negociar o novo regramento da PLR. 

Embora já tenha enviado por ofício, a FNP apresentou a contraproposta para PLR aprovada recentemente por ampla maioria nas bases dos seus sindicatos, que abrange: 

Definição de Indicadores para pagamento de PLR
– Metas dos Indicadores para PLR
– Critérios para definição do montante da PLR
– Base de cálculo para PLR
– Forma de distribuição da PLR
– Quitação da PLR
– Critério para adiantamento de PLR
– Processo de divulgação
– Vigência

A empresa questionou a proposta de repartição do mesmo “bolo” da PLR para a holding e todas as subsidiárias do sistema Petrobrás, alegando que algumas empresas podem não apresentar lucro. 

O contraditório é que isso não vale para os acionistas e especuladores que detém ações da empresa, recebendo seus dividendos até mesmo em situação de resultado negativo, conforme anunciado pelo Conselho de Administração na nova Política de Remuneração aos Acionistas, anunciada em 27 de outubro.

Ao final da reunião, a representação da Petrobrás disse que iria debater internamente a contraproposta da FNP e que brevemente vai convocar uma nova reunião com a Federação.

A FNP vai continuar defendendo uma PLR digna para todos.

Fonte: FNP