PLR: nova proposta da empresa não avança

Nova rodada

Nesta quinta-feira (10/12), pela manhã, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e seus sindicatos estiveram reunidos com a gestão da Petrobrás para dar continuidade à negociação do regramento da PLR 2021.

A nova proposta da empresa não avança no essencial, segue privilegiando os indicadores financeiros, negando o pagamento em caso de prejuízo contábil (participação nos resultados) e insistindo na separação das subsidiárias do Sistema Petrobrás.

A PLR, portanto, segundo a nova proposta, poderá ser zero (não atingimento da meta de 80%, além das outras condições) ou variar nas três faixas abaixo:
- para empregados com remuneração superior a R$10mil/mês - PLR de 0,5 a 1 remuneração;
- para empregados com remuneração entre R$5mil e R$10mil - PLR de R$5mil a R$10mil ;
- para empregados com remuneração até R$5mil/mês - 1 a 2 remunerações.

Reunida no fim da tarde desta quinta, a direção da FNP definiu o calendário de assembleias (15 a 23/12) e fará uma reunião na segunda (14/12) para definir seu indicativo.

A negociação do regramento da PLR acontece em um contexto em que a atual gestão da empresa apoia a sua política de remuneração na reforma trabalhista. Privilegiando, assim, o pagamento de prêmios absurdos para seus gestores (o atual presidente da empresa tem como teto do prêmio 13 remunerações), enquanto congela a tabela salarial da categoria e esvazia a própria discussão sobre a Participação nos Lucros e Resultados.

Essa política, sem dúvida, está a serviço do desmonte da Petrobrás e do abandono do papel estratégico que a empresa sempre cumpriu no desenvolvimento econômico do país.

Vale ressaltar que até o fechamento desta matéria, a FNP não recebeu a formalização da nova proposta na íntegra.

Para finalizar, a FNP e seus sindicatos entendem que a mesa única de negociação, com todos os sindicatos petroleiros, se tornou ainda mais necessária, para unificar a luta por um Acordo que atenda aos anseios da categoria. Como defendemos desde o início dessa negociação: é hora de deixar as divergências de lado e somar forças por uma PLR justa para todos!

Fonte: FNP