Por 686 votos petroleiros do Litoral Paulista aprovam regramento de PLR

2021/2022

Por ampla maioria de votos, os petroleiros do Litoral Paulista aprovaram a segunda proposta de regramento da Participação de Lucros (PLR) 2021/2022. A decisão foi tomada nas assembleias realizadas presencialmente nas unidades de terra e de mar e através de votação eletrônica para sócios e não sócios.

De um total de 713 votos, 686 trabalhadores se posicionaram a favor da PLR, com apenas 12 petroleiros contrários. Abstenções somaram 15 votos. Com isso, os petroleiros e petroleiras garantiram o pagamento da PLR em 2022.

A aprovação por ampla maioria expressa a compreensão de que o novo regramento representa um remédio amargo, mas necessário, já que aceitação da proposta leva em consideração o disposto no acordo coletivo da categoria, a impossibilidade de construirmos novas alternativas já que estamos em meio a uma pandemia e o prazo apertado para assinatura da PLR. A empresa estabeleceu que proposta de regramento deve ser assinada até 31 de dezembro de 2020.

Todos nós sabemos que poderíamos conseguir mais, mas o ano de 2020 foi um ano extremamente difícil para toda a classe trabalhadora e em especial para os petroleiros. A gestão bolsonarista de Roberto Castello Branco tem desferido duros golpes contra a categoria. A politica negacionista frente ao coronavírus resultou em índices altíssimos de contagio pela Covid-19 que causaram três mortes no Sistema Petrobrás, a retirada sistemática de direitos e a privatização desenfreada foram a tônica deste ano. Apesar de todas as dificuldades sabemos que somos uma categoria com um histórico de lutas, que temos fôlego para enfrentar novos desafios e que não nos acovardamos diante de momentos difíceis. Sigamos em luta e mobilizados, prontos para defender a Petrobrás e os direitos dos trabalhadores!