Após torrar bilhões na Sete Brasil, Petrobrás abre mão de participação societária por sete euros

Desmonte

por André Lobão

Em comunicado publicado no último dia 30 de dezembro de 2020, a direção da Petrobrás anunciou que sua subsidiária holandesa Petrobras Netherlands B.V. transferiu para empresas do Grupo Sete Brasil, pelo valor total simbólico de sete euros (cerca de R$ 42), a participação societária de 15% que detinha em cada uma das sociedades de propósito específico holandesas controladas pelo próprio Grupo da Sete Brasil: Arpoador Drilling B.V., Marambaia Drilling B.V., Grumari Drilling B.V., Copacabana Drilling B.V., Leme Drilling B.V., Leblon Drilling B.V. e Ipanema Drilling B.V.

Acordo com a Petros
Em agosto de 2020, com o objetivo de encerrar um conflito jurídico relacionado ao investimento Sete Brasil, a Petrobrás pagou R$ 950 mi ao fundo Petros. O acordo com a Fundação foi realizado em 29 de julho de 2020.Há quatros anos a Petros registrou um prejuízo de R$ 1,7 bilhões por conta dos investimentos na Sete Brasil.

Na época, a direcão da Petrobrás afirmou que “o acordo extinguiu o litígio sem reconhecimento de culpa ou responsabilidade por ambas as partes e não afeta outras ações judiciais ou arbitragens envolvendo as partes, bem como outros litígios envolvendo o investimento na Sete Brasil”.

Com o pagamento feito pela Petrobrás, o fundo Petros informava que o conflito com o Fundo de Investimento em Participações (FIP) Sondas, criado para investir na Sete Brasil e do qual a Petros era uma das cotistas, está encerrado. “O montante será incorporado ao patrimônio do PPSP-R, do PPSP-NR e do PP-2, onde o ativo estava alocado” – concluiu o informe. Ou seja, os participantes que ficaram com a maior parte do prejuízo.

Alvo de investigações
O processo encerrado com este pagamento responsabilizava a Petrobrás por perdas nos fundos com investimentos feitos na Sete Brasil. A empresa foi criada em 2010 para construir, possuir e operar uma frota de navios-sonda para operação em águas ultraprofundas.

Assim como a Petrobrás, a Sete Brasil envolveu-se em um escândalo da corrupção e foi investigada pela Operação Lava-Jato. Sem conseguir obter fundos para pagar pelas 28 sondas que havia encomendado, entrou em processo de recuperação judicial em 2016.

Fonte: Sindipetro-RJ