Conselheiro eleito da Petros deixa Petrobrás após 37 anos

Ronaldo Tedesco

Ronaldo Tedesco, conselheiro deliberativo eleito da Petros, que recentemente foi afastado injustamente de suas funções por conta de uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) devido à ilações de Antônio Palocci (cuja delação foi considerada caluniosa pela Polícia Federal), anuncia afastamento da Petrobrás onde atuava como operador de turno na REDUC.

Ao longo desses anos, Tedesco ocupou, como eleito pelos trabalhadores, também a função de conselheiro fiscal, tendo dado várias contribuições para entendimento da categoria sobre como funciona a fundação Petros e o modelo de previdência suplementar. Foi também um dos responsáveis por “traduzir” os planos de equacionamento, déficits e cobrar publicamente sobre os investimentos equivocados realizados pela fundação, sendo este um dos prováveis motivos para a perseguição que sofre.

Tedesco subscreveu denúncia de 70 investimentos da Petros comprovadamente com irregularidades e foi presidente do Conselho Fiscal da fundação, período em que as contas da Petros foram rejeitadas por unanimidade, ou seja, com o voto dos conselheiros indicados pela Petrobrás também.

Entidades pedem retorno de Tedesco as suas funções como conselheiro na Petros
Entidades que integram o Fórum em Defesa da Petros encaminharam um documento, datado de 11 de dezembro último,  a direção da Petros, em que pedem a recondução de Tedesco ao conselho deliberativo da fundação. O documento emitido pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) conta com assinatura de outras entidades como a Federação Única dos Petroleiros – FUP, seus sindicatos filiados, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Afins – FNTTAA, seus Sindicatos filiados e a FENASPE – Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e da Petros, suas demais Associações filiadas, a Associação dos Participantes da Petros – APAPE e a Associação dos Ex-Empregados Aposentados da Petros – AEXAP

Publicamos na íntegra a carta de Ronaldo Tedesco.

Saio da Petrobrás, mas a Petrobrás não sairá de mim

Depois de quase 37 anos e meio, saio da Petrobrás, no próximo dia 07/01/2021 para iniciar uma nova etapa de minha vida.

Saio da Petrobrás, mas dificilmente a Petrobrás sairá de mim. Foi trabalhando e lutando por essa empresa que conquistei quase tudo que tenho. Meu lar, a mulher que eu amo, minha visão de mundo, grande parte dos meus amigos, companheiros de luta.

Sou o que sou, fruto do que fui, como diria meu pai. Um petroleiro. Um trabalhador. Um lutador. Sempre achei que esse momento iria demorar. Mas, agora, parece que foi ontem que aquele jovem entrou para participar da aventura louca que tem sido ajudar a fortalecer e modernizar uma das maiores empresas do mundo. Minha geração enfrentou e cumpriu seus desafios. E aquele jovem ficou em cada válvula, disjuntor, motor, compressor, turbina, painel. Em cada um dos sistemas, equipamentos e máquinas que aprendeu a operar. Com sua força de trabalho e com as equipes que logrou participar, ajudou a criar e produzir muita riqueza para nosso país. Ficou também, aquele jovem, em cada luta que participou. Com seus erros e acertos, ajudou a construir o que somos. O que sou.

Saio já com saudades. Com alegria pelo que conquistei. Mas são tempos difíceis esses. Saio com muita expectativa pelo que ainda está por vir. Parafraseando os últimos anos dessa jornada que se encerra, o desafio continua me fascinando e sendo minha energia.

Aos que ficam, acreditem em vocês, na sua capacidade de trabalho, de luta, de união e de organização. Sei que vivemos dias difíceis, repito. Mas não desanimem. Persistam. Se unam e lutem, sempre de forma organizada e com todas as suas forças. O que lhes espera é desafiador mas, acreditem, vale cada gota de sangue e de suor.

Vocês são parte de algo grande, complexo, contraditório e infinitamente lindo. O que está pela frente de vocês e de mim tem o mesmo nome e a mesma beleza: chama-se VIDA. A mais maravilhosa das lutas que podemos travar.

Forte abraço a todos.

Ronaldo Tedesco Vilardo