Imprensa repercute aumento de casos de coronavírus entre os petroleiros

Cerca de 10% dos trabalhadores foram afetados

O contágio de cerca de 10% dos trabalhadores do Sistema Petrobrás por coronavírus chamou a atenção da imprensa nacional, que compartilhou notícias do aumento de novos casos na empresa, o que o Sindipetro-LP vem denunciando desde o começo da pandemia. O aumento de casos se torna mais escandaloso quando vemos grupos inteiros de trabalhadores de plataforma sendo afastado por apresentares sintomas da doença.

CNN e Época falaram sobre o problema, em matérias que podem ser vistas no link, clicando no nome dos portais.

De acordo com levantamento dos sindicatos, a empresa registrou 1.605 novos casos de Covid-19 nos últimos dois meses. Em dezembro, quatro plataformas da estatal registraram um surto da doença. Neste começo de ano, as plataformas de Mexilhão e P-69 apresentaram aumento de casos, que motivaram o lockdown das unidades.

O número de novos casos entre os trabalhadores da empresa é maior do que a soma dos quatro primeiros meses da pandemia no Brasil, onde 1.547 funcionários da Petrobrás foram contaminados entre fevereiro e junho.

De acordo com as publicações, desde o começo da pandemia, mais de quatro mil trabalhadores da estatal foram infectados pelo coronavírus. Ou seja, quase 10% do quadro total de 46,4 mil empregados da empresa.

Em resposta à imprensa, a Petrobrás afirma que adota procedimentos “robustos” em todas as suas unidades desde o início da pandemia, para evitar o contágio. No entanto, como temos denunciado, a manutenção dos trabalhos em plena carga, mesmo com efetivo reduzido, aglomeração nos refeitórios e falta de fiscalização e cobrança para testagem e medidas de distanciamento dos trabalhadores terceirizados, dentre outras falhas da empresa contribuem para que os infectados só aumentem.