Petrobrás paga diferenças salarias de regimes especiais no contracheque do próximo dia 10

Plano de Resiliência

Mais uma vitória para a categoria petroleira graças ao empenho Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista juntamente com os sindicatos que compõem a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e corpo jurídico. No próximo dia 10 de fevereiro os trabalhadores que laboram em regime especial receberão, no contracheque, as diferenças salariais do período de 01/04/2020 a 18/04/2020.

Os valores são referentes aos descontos feitos pela Petrobrás através do Plano de Resiliência que previa a redução da jornada com corte de salários que podiam ultrapassar os 30%, mas que preservava os vencimentos dos altos cargos. Além de quebrar a isonomia entre os trabalhadores, a decisão ainda aconteceu sem prévia negociação com os sindicatos, o que fere a legislação trabalhista.

A decisão vale somente para os trabalhadores abrangidos pela base da FNP e que trabalharam nos dias que foram alvo da implementação do Plano. É importante salientar que os petroleiros transferidos de outras bases que se encontram, atualmente, nas bases da Fedração que não foram beneficiados pela decisão.