Morre Claudio Tarifa, auditor fiscal do Ministério do Trabalho no Litoral Norte, vítima da covid-19

Luto

É com pesar que a diretoria do Sindipetro Litoral Paulista informa o falecimento do auditor fiscal do Ministério do Trabalho Cláudio Augusto Busquetti Tarifa, de 50 anos, na manhã desta terça-feira (9), vítima de Covid-19.   Ele permaneceu internado no Hospital Regional de Caraguatatuba por cerca de 45 dias.

Tarifa atuava no Litoral Norte e sempre atendeu com muita ética e responsabilidade as denúncias dos sindicatos, atuando para proteger os trabalhadores, principalmente sobre a exposição ao Benzeno no Tebar e UTGCA.

Tarifa era um parceiro do Sindipetro-LP. Estendendo seu trabalho para além da fiscalização, participou de eventos como palestrante em atividades como o seminário sobre prevenção à exposição ao benzeno, realizado em outubro de 2018, em São Sebastião.

Dentre muitos testemunhos que a diretoria do Sindipetro-LP tem sobre a atuação do fiscal Cláudio Tarifa em nossas bases e como palestrante em atividades voltadas a prevenção da saúde do trabalhador, um que representa bem seu compromisso com o trabalhador é lembrada pelo diretor Marcelo Juvenal Vasco, referente a uma diligência da Superintendência Regional de São Paulo, na UTGCA: “Me lembro que em 2017, quando fui impedido de tentar entrar na UTGCA, com Tarifa e outros dois auditores. O Tarifa exerceu seu poder de fiscal e disse que se não me liberassem como dirigente fiscal em 30 minutos chamaria a Polícia Federal e levaria o gerente da unidade preso. Passaram-se 40 minutos e nos liberaram. Não houve prisão, mas ele autuou a gerência da UTGCA por descumprimento de ordem e impedimento de fiscalização com o representante sindical. Eu respeitava muito esse cara”.

Tarifa deixa mulher e dois filhos. O corpo de Tarifa será sepultado na tarde desta terça-feira, no Cemitério Municipal de Caraguatatuba, em uma cerimônia rápida, somente para a família, devido às normas de segurança da Covid-19.

A diretoria e funcionários do Sindipetro-LP deixa aqui registrada toda estima e carinho pelo trabalhador Cláudio Tarifa e condolências à família e amigos do companheiro, que sempre será lembrado por seu compromisso na defesa da saúde do trabalhador.

Cláudio Augusto Busquetti Tarifa, presente!