Sindipetro-LP se reúne com Transpetro para falar sobre processos de Mudança de Ênfase

Solução para efetivo é concurso público

No último dia 9 o Sindipetro-LP se reuniu com a Transpetro para tratar, dentre outros assuntos, sobre a Mudança de Ênfase, processo instaurado na empresa e que tem gerado reclamação dos trabalhadores, interessados em utilizar o recurso. Há mais de três meses o sindicato solicita a reunião com a empresa, mas somente no começo de fevereiro foi possível ter resposta às demandas dos petroleiros.

Com o início das movimentações, os trabalhadores têm criticado a falta de transparência nos critérios adotados pela empresa, que iniciou as movimentações sem a devida comunicação aos funcionários. De fato, o RH informou que os gestores foram responsáveis por gerenciar o processo, utilizando os critérios que atendesse melhor a companhia, o que inclui a escolha dos perfis selecionados. De acordo com a empresa, nessa primeira etapa de seleção, o processo foi nacional e envolveu aproximadamente 112 trabalhadores próprios, que estão sendo treinados pelo RH por meio do AVA e que posteriormente passarão por estágio de capacitação prática de 60 dias sob a supervisão de um CTO.

Segundo a empresa, um estudo está sendo feito pela companhia e há a possibilidade de se fazer um novo processo corporativo. Por ter sido o primeiro processo realizado após a implementado do PCR, o RH reconhece que pode ter havido falhas, principalmente com relação à comunicação aos trabalhadores e até mesmo com a entidade sindical, as quais serão corrigidas no próximo processo.

Para o sindicato, embora o Mudança de Ênfase seja importante para a movimentação interna de alguns trabalhadores que desejam mudar de função/unidade, o processo não elimina a necessidade de se abrir novos concursos públicos para repor as vagas do grande número de empregados que saíram nos últimos anos e ainda saem do Sistema Petrobrás, principalmente nesse processo, que não prevê recursos para repor as vagas remanescentes. A própria empresa reconhece a falta de funcionários, ao alegar que as falhas ocorridas se deveram pela urgência e necessidade de repor os operadores que estão saindo em grande quantidade da Petrobrás.

O sindicato exigiu que antes de um novo processo acontecer os trabalhadores sejam amplamente informados, bem como os critérios de seleção sejam precisos e transparentes.

Aos trabalhadores que se sentirem prejudicados pela seleção da empresa, o departamento jurídico do sindicato está à disposição.