Retificação e retratação por equívoco em matéria sobre trabalhador terceirizado embarcado com covid-19

Esclarecimento

O Sindipetro-LP, em compromisso com a categoria e com a verdade, vem retificar e se retratar diante do equívoco que levou a publicação da matéria abaixo, em que apontamos que a All Pest Control Dedetizações, empresa que presta serviço de desinfecção e dedetização nas plataformas da Petrobrás, teria embarcado mão de obra infectada com covid-19 na plataforma de Mexilhão.

A All Pest entrou em contato com o Sindipetro-LP e apresentou documentação que comprova que as pessoas que embarcaram na plataforma foram devidamente testadas, tendo seus resultados dado negativo para o vírus.

Dessa forma, com o intuito de não deixar dúvidas, o Sindipetro-LP se retrata quanto ao equívoco, bem como, com base na documentação apresentada pela empresa terceirizada, reforça que a All Pest Control Dedetizações seguiu os protocolos de saúde, tomando todos os cuidados com seus trabalhadores para que pudessem prestar serviço na plataforma.

No mais, cabe aqui ainda criticar a gestão Castello Branco, que durante toda pandemia negligenciou nos cuidados no combate ao coronavírus no Sistema Petrobrás, causando vários surtos nas unidades, contaminando milhares de petroleiros o que resultou na morte, até agora, de 20 trabalhadores próprios, sendo a última registrada no dia 7 de março, do operador Carlos Alberto, da RLAM, na Bahia.

Preocupado em apenas gerar lucro para os acionistas, Castello Branco segue negando a gravidade da pandemia, pouco fazendo para controlar os possíveis surtos que podem vir a acontecer com a segunda onda e as novas cepas da doença ainda mais perigosas.

Reforçamos o apelo para que os trabalhadores tomem o máximo de cuidado e denunciem toda e qualquer irregularidade que venham a presenciar.

Abaixo o texto publicado anteriormente:

Empresa contratada para descontaminação de plataforma embarca mão de obra contaminada com covid-19

Parece história inventada, mas não, aconteceu na Petrobrás, como uma série de absurdos amadores que vem ocorrendo na gestão Castello Branco: o que deveria ser uma ação profilática, para diminuir os riscos de contágio ao coronavírus na plataforma de Mexilhão, após seis trabalhadores testarem positivo para a covid-19, se tornou uma operação “cavalo de Troia”, após a própria empresa de desinfecção, a All Pest Control Dedetizações, levar parte de sua equipe com sintomas de coronavírus para a unidade.

A empresa contratada pela Petrobrás desembarcou na plataforma e no mesmo dia, depois de terem circulado por toda Mexilhão, expondo os demais trabalhadores, dois de seus empregados apresentaram sintomas da covid-19, tendo que ser isolados no Módulo de Acomodação Temporária (MTA), onde aguardavam para desembarcar. Devido ao episódio, o serviço de desinfecção que a All Pest deveria fazer não foi realizado, pois aguardam uma nova equipe para concluir o trabalho.

O caso revela a falta de cuidado com o trabalhador, principalmente o terceirizado, que arca com os riscos de se infectar ao prestar um serviço, mas que é negligenciado, sendo exposto e expondo outros sem saber, por falta de consideração de empresários gananciosos que só visam o lucro e os mantém trabalhando sem se preocupar com tempo de descanso ou testes regulares de PCR, como deveriam passar pelo trabalho que praticam.

A All Pest Control foi contratada pela Petrobrás no início da pandemia por quase R$ 2 milhões (R$1.896.099,9), dos quais a empresa já recebeu parte do montante. O valor, nada modesto, deveria garantir, além do serviço prestado nas plataformas, testagem regular de seus trabalhadores e dos embarcados que, via de regra, não embarcam sem antes passarem por exame PCR. No fim das contas, quem paga pela economia, muitas vezes com a própria vida, é o trabalhador.

Quando dizemos que a gestão Castello Branco negligencia nas medidas de prevenção dos terceirizados, não imaginávamos que chegaria a esse nível de incompetência. O mínimo que se espera de uma empresa contratada para conter o vírus, ou uma praga, como se dispões a All Pest Control, é que tenha o cuidado de não levar consigo o motivo do problema que são pagos para combater.

O Sindipetro-LP não aceita o absurdo que ocorreu em Mexilhão e cobrará da empresa retratação em forma de mais rigor na prevenção ao coronavírus.