FNP ajuiza ação para tentar manter valores referentes à AMS limitados pela margem de desconto de 13%

impasse

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) fez uma ação para tentar manter os valores referentes à participação na AMS descontados em folha de pagamento, limitados pela margem de desconto de 13% (treze por cento), mas a ação ainda não foi julgada.

O impasse foi estabelecido pela empresa ao interpretar de forma equivocada a Cláusula 34 do Acordo Coletivo de Trabalho, e, com isso, tenta impor descontos abusivos nos benefícios dos aposentados e pensionistas. Assim, a empresa insiste em aumentar para 30% a margem consignável.

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria prevê o aumento da margem consignável de 13% para 30% apenas se a Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros) priorizar os descontos. Mas, isso não aconteceu!

Agora, a FNP aguarda o andamento do processo.

Saldo Benefício Farmácia

Em resposta à solicitação da FNP, a empresa já fez o estorno, em fevereiro, dos valores cobrados abusivamente.

Agora, a FNP aguarda o detalhamento desse saldo para negociar o pagamento, caso entenda que seja devido.

Saldo devedor AMS
A FNP exigiu que a empresa cessasse os descontos nos pagamentos, mas a Petrobrás não deu resposta e a última reunião foi cancelada por eles. Então, esse problema segue sem resolução.

Mas, atenção: quem teve desconto saldo devedor no mês de março, procure o seu sindicato para tomar as devidas providências. Caso tenha dúvidas sobre o extrato AMS, procure o seu sindicato também.

Transformação da AMS em associação
 A FNP está estudando medidas contra a criação da associação, já que entende que a mudança acelera o possível processo de privatização do plano.

Fonte: FNP