Para garantir teto da Petros, FNP cobra que empresa estenda prazo de saída pelo PIDV de quem tem menos de 55 anos

Atenção, trabalhadores (as)!

A FNP identificou uma situação que pode ser vista como má fé por parte da gestão bolsonarista no comando da Petrobrás, que, se aproveitando da adesão dos trabalhadores com menos de 55 anos ao PIDV, tem os dispensados antes do previsto, pois assim não alcançam o teto do benefício da Petros. Para o sindicato, adiantar as aposentadorias antes da idade mínima segue uma lógica estritamente econômica, mas nada prática e muito prejudicial para toda força de trabalho.

A categoria que já está com efetivo reduzido, com falta do quadro mínimo em algumas unidades operacionais, tem enfrentado ainda muitas baixas, tanto pelas saídas pelo PIDV, quanto pela pandemia, que tem afastado muitos trabalhadores, sobrecarregando os que ficam. Portanto, nada justifica a saída antecipada de quem quer ficar pelo menos até os 55 anos e garantir o benefício da Petros pelo teto

Mesmo com nosso empenho em denunciar os danos da falta de efetivo e cobrar novos concursos, a empresa não cogita novas seletivas. Diante desse quadro, em reunião no dia 16 de março, a FNP decidiu que irá agendar reunião com a Petrobrás, para discutir os casos dos petroleiros que querem continuar na empresa até completarem 55 anos.

Para isso, os sindicatos farão levantamento em suas bases para saber quem tem interesse em permanecer na empresa até alcançarem os 55 anos. O levantamento será neste mês de março e os interessados em estender a data de saída pelo PIDV devem apresentar: nome completo; unidade que opera; data de desligamento apontada pela Petrobrás e a data de desligamento desejada pelo funcionário.

Nas bases do Litoral Paulista, os casos que chegaram até a diretoria do Sindipetro-LP são da Alemoa e da RPBC. Na Alemoa estão programados desligamentos já em outubro, mesmo com alguns trabalhadores com menos de 55 anos tendo manifestado interesse em continuar na empresa até garantirem a idade limite. Na refinaria, houve prorrogação de seis meses para um dos casos, mas ainda assim, em janeiro serão dispensados trabalhadores que ainda não completaram a data limite para receberem o teto da Petros. Portanto, solicitamos que os trabalhadores que se enquadram nas situações que apresentamos, procure o sindicato, enviando os dados citados acima para secretaria@sindipetrosantos.com.br, identificando no assunto “Dados para prorrogar saída pelo PIDV”.

Para aqueles que pretendem sair na data que a empresa apresentar, basta que não se manifestem.