PP3: orientações para os que aderirem ao plano

Fique atento!

Quem for para o PP-3 têm que ter a consciência de que estará numa corda bamba, porque estará saindo de um plano vitalício para um plano de con­tribuição definida (CD).

Isso significa dizer que, no plano CD não existe garantia vitalícia de benefícios, ou seja, possui uma característica técnica distinta dos PPSPs: todos os benefícios (inclusive os de risco, como morte e invalidez) são calculados sobre o saldo de conta.

 Além disso, terá que abrir mão de todas as suas ações jurídicas. Para tal, nesses casos de renúncia, será necessário a indicação do número do processo. Dessa forma, as pessoas que aderiram ao PP3, devem requerer junto a Petros a relação de ações que necessitam do pedido de renúncia.

Vale esclarecer ainda que a informação quanto as ações que pretende renunciar não são de responsabilidade dos departamentos jurídicos dos sindicatos, associações ou advogados particulares e sim da Petros, como já dito anteriormente.

Por fim, se os problemas no PPSP-NR e PPSP-R eram de responsabilidade solidária entre a Petrobrás e os participantes e assistidos. No PP-3, os problemas serão somente dos participantes e assistidos. Pense nisso!

Fonte: FNP