Gestores do Tebar não cumprem ACT e não fornecem VA/VR e nem comida adequada para a força de trabalho

Alimentação

A alimentação da força de trabalho no terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, anda para lá de preocupante. Tudo indica os gestores da unidade não conhecem o bom e velho ditado “saco vazio não para em pé”. De acordo com a empresa, a implementação do VA/VR iria ocorrer no último dia 25 de março, mas até o momento o vale não chegou para todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Para piorar a situação a comida congelada que é fornecida está em vias de acabar. Os gestores da unidade continuam descumprindo o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e não seguem os padrões da Transpetro. O assunto continua sendo pautado em reunião da CIPA e já foi montada uma comissão com o intuito de verificar o fornecimento da comida congelada que é distribuída no terminal. Há suspeita de alguns trabalhadores já tiveram problemas gastrointestinais ao ingerir os alimentos, que são de baixa qualidade.

Desde o segundo semestre de 2020 que os petroleiros e petroleiras do Tebar vêm enfrentando adversidades com a alimentação. O problema vai de falta de itens nas refeições até condições precárias. Isso tudo aconteceu devido ao fechamento do restaurante que existia na unidade. Todos esses fatores contribuíram e forçaram os petroleiros e petroleiras a optar pelo vale refeição.

O sindicato continua cobrando que se cumpra o ACT e o padrão PP-0TP-00027-0 da empresa, e que nesse intervalo enquanto não implementar o VR para toda a força de trabalho que a empresa adote alguma medida contra a inadequação. Além disso, já cobrou do RH uma solução na entrega dos cartões do VA/VR.

É importante que a categoria participe da fiscalização da qualidade da alimentação diariamente e a qualquer tempo informe a diretoria se está ocorrendo a melhoria. Dessa forma poderemos pressionar, por meio do RH, que passa a observar os passivos criados pela gerência local.

Os trabalhadores devem também cobrar a implementação imediata das melhorias na estrutura que a Transpetro se comprometeu a fazer no novo contrato regional, incluindo os itens sobre alimentação saudável contidos no ACT  da categoria.