Sindipetro-LP promove campanha de vacinação contra a gripe para associados (as) e dependentes

Saúde

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista promove pelo sexto ano consecutivo a campanha de vacinação contra a gripe. A iniciativa será realizada na sede, subsede e Delegacia Sindical do Sindipetro-LP. Os associados e dependentes habilitados poderão se imunizar contra a gripe com a vacina tetravalente que protege contra quatro tipos de vírus influenza: duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B (H1N1, H2N3, B linhagem Victoria e B linhagem Yamagata).

A dose da vacina custará ao associado e dependentes habilitados o valor de R$ 40. Importante salientar que este valor é o mínimo possível, uma vez que o Sindicato irá subsidiar parte do valor total da vacina. Os dependentes regularmente habilitados são os pais, cônjuge, filhos menores de 21 anos ou até 24 anos se estiver cursando a faculdade e/ou filhos inválidos. O pagamento deverá ser feito somente em espécie.

Na sede, em Santos, a vacinação acontece nos dias 05 e 20 de maio das 10h às 12h e das 14h às 17h. As doses serão aplicadas, por ordem de chegada no sistema de drive-thru e em casos excepcionais em uma sala higienizada. É importante salientar o atendimento será feito somente mediante uso correto de máscaras de proteção.

Devido à dificuldade de alguns petroleiros da ativa, aposentados, pensionistas e seus dependentes de virem até o Sindipetro, será possível tomar a dose da vacina contra a gripe na clínica Bio Imune, até o dia 31 de maio. Para isso, é preciso passar na sede pagar a dose, agendar horário  na clínica e levar o comprovante até o local. O agendamento na clínica Bio Imune, cuja data limite é 30 de maio, é feito somente através do link www.bioimune.com.br. No site haverá os dias e horários disponíveis para vacinação. No campo observação é necessário colocar "Sindipetro" para que os funcionários da clínica tenham controle do agendamento. Vale lembrar, que sem o comprovante não há a possibilidade de receber a imunização. O horário de funcionamento da Bio Imune é de segunda sexta-feira das 8H às 18h e aos sábados das 9h às 11h30. A Clínica Bio Imune fica na Avenida Ana Costa, 374 conj. 94, Gonzaga. O telefone da clínica é 3349-3001.

Os vouchers da vacina estão sendo vendidos na sede, em Santos. O horário de funcionamento da sede é de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h e às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No Litoral Norte a vacinação acontece em dois dias. Na subsede, em São Sebastião, a imunização será feita no dia 12 de maio (quarta-feira) das 12h às 16h. No dia 18 de maio (terça-feira) a campanha acontece na Delegacia Sindical, em Caraguatatuba, no período das 12h às 16h.

É importante ressaltar que o número de doses é limitado a 500 unidades e que depois que acabarem não haverá mais vacinação fornecida pelo Sindipetro-LP. Por isso, não perca tempo e venha se imunizar.

A sede do Sindipetro-LP fica na Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, em Santos. A subsede em São Sebastião fica na Avenida Auta Pinder, 218, Centro, São Sebastião. A Delegacia Sindical está localiza na Avenida Rio Branco, nº 1.155 - sala 03 – Indaiá, Caraguatatuba.

Covid-19
É importante deixar claro que a vacina quadrivalente não imuniza as pessoas contra o novo coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, a proteção ao sistema imunológico, que é promovida pela vacinação, é o método mais eficaz para a prevenção de doenças infecciosas. A vacinação ainda diminui o risco de infecção dupla (gripe e o coronavírus) que aumenta o risco de complicações.

A imunização também facilita a diferenciação entre a gripe e a Covid-19 e é importante para evitar a contaminação com outros vírus potencialmente perigosos.

Uma das recomendações também emitidas pelo órgão é priorizar a vacina contra a Covid-19 caso a data de vacinação contra a gripe coincida. A orientação é remarcar a imunização contra a gripe para, pelo menos, duas semanas após o dia que o paciente recebeu a vacina contra a Covid-19.  A mesma recomendação é feita a quem já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19.  A pasta também recomenda o adiamento da vacinação contra a gripe em quem apresentar sintomas de Covid-19.