Refinarias da Petrobrás sofrem com foco de transmissão da Covid-19

Alerta

No momento em que o Brasil registrou mais 1.657 mortes pela covid-19 em 24 horas, de acordo com atualização do Ministério da Saúde feita neste domingo (18/04), chegando a 373.335 vítimas fatais desde quando começou a pandemia no Brasil, a gestão da Petrobrás resolveu aglomerar os seus trabalhadores nas refinarias.

Pesquisadores, médicos infectologistas e especialistas do mundo inteiro são unânimes em afirmar que apenas o distanciamento social pode conter o avanço desenfreado do coronavírus, até que o país consiga acelerar a vacinação. 

Apesar disso, a gestão da estatal, segundo informações reveladas pelo The Intercept Brasil, ordenou a contratação de milhares de funcionários temporários para fazer manutenção de suas plantas produtoras de gasolina, óleo diesel, GLP ou outros combustíveis. Aglomerados nas unidades de processo, restaurantes e ônibus de transporte os petroleiros e terceirizados sofrem com surtos de contaminação pelo novo coronavírus.

Questionada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a direção da Petrobrás informou que 227 trabalhadores foram confirmados com o vírus; 58 foram hospitalizados, sendo 31 casos de CTI e 27 trabalhadores estavam em quartos, de acordo com dados móveis da empresa, atualizados semanalmente.

A direção ainda informou que no Rio de Janeiro existem 92 casos suspeitos, 16 em São Paulo, 5 no Amazonas e 4 no Ceara. Com relação aos casos ativos, são 163 no Rio, 14 em São Paulo, 1 no Amazonas e 6 em Sergipe. A direção da Petrobrás ainda informou que foram 22 óbitos por Covid-19. Desses, 17 estavam em teletrabalho, 4 trabalhando presencialmente e um pegou no período de férias.

Em reunião com a empresa, a FNP solicitou que a gestão da estatal informe quais são esses 22 trabalhadores que foram a óbito, em que unidades trabalhavam e qual era a função deles. No entanto, até o momento, a FNP não foi informada.

Mas, segundo o Boletim de Monitoramento da COVID-19, do Ministério de Minas e Energia já são 5.895 funcionários contaminados, desde o início da pandemia. Deste total, 5.529 se recuperaram, 300 estavam em quarentena, 47 estavam hospitalizados e 19 já tinham perdido a vida.

Segundo informações do Sindipetro Paraná/Santa Catarina, morreram 3 trabalhadores em menos de 10 dias ao contrair o vírus durante a pré parada da Refinaria do Paraná.
No momento em que a FNP fechava esta matéria, recebeu a informação de que na parada de manutenção da RPBC,  Ricardo Moratto, vigilante contratado pela empresa Evik para trabalhar  na parada da refinaria de Cubatão faleceu após 28 dias internado, infelizmente. 

“Parada de manutenção em plena pandemia é um risco altíssimo para disseminar o vírus entre os trabalhadores”, afirmou Marcelo Juvenal, da Secretaria de Saúde, Segurança, Tecnologia e Meio Ambiente da FNP.

Segundo ele, na refinaria de Cubatão (Refinaria Presidente Bernardes) foram contratadas 3 mil pessoas para trabalhar na parada de manutenção. “Metade dos operadores da UFCC foram contaminados na parada”, relatou Juvenal. “Dezenas, talvez centenas de trabalhadores contratados, não temos certeza dos números porque a Petrobrás não informa, também pegaram, ” completou ele.

Ainda na opinião do secretário, a parada de manutenção poderia ser realizada em outra data e melhor planejada. Para piorar a situação, os trabalhadores não foram vacinados. “A gestão da empresa poderia ter comprado e vacinados os seus trabalhadores para, assim sim, realizar as manutenções”, concluiu Juvenal.

A FNP exige que a gestão da Petrobrás diminua o número de trabalhadores nas refinarias.

Pesquisa sobre COVID-19 no trabalho
A FNP está em parceria com a Fiocruz e a Escola Nacional de Saúde Pública na divulgação do questionário digital sobre exposição ao SARS-CoV-2 em suas bases. O objetivo é obter respostas para a melhoria da condição de saúde e de vida no trabalho.

Inicialmente, o questionário destina-se a todos os trabalhadores que estejam atuando de forma presencial ou remota no enfrentamento da pandemia da Covid-19, em especial os petroleiros, trabalhadores de frigoríficos e saneamento. 

Para responder ao questionário, basta acessar o link: https://redcap.ensp.fiocruz.br/surveys/index.php?s=9A4N8TK4TA. Qualquer dúvida/dificuldade para preencher o formulário entre em contato com a Rede pelo e-mail: rede.covidbrasil@gmail.com.

Por conta de tudo que foi relatado, é muito importante a sua participação nesta pesquisa. Não deixe de responder!