Muda o presidente, mas o desmonte do Sistema Petrobrás permanece

Realidade

Desde o golpe de estado, dado na presidenta Dilma Rousseff, o governo vem implantando a política de privatização das empresas estatais, como foi visto no governo Temer que vendeu o petróleo brasileiro, e mais recentemente no governo Bolsonaro, com seu ministro da escola de Chicago, Paulo Guedes, que planeja o desmonte de várias empresas estatais importantíssimas, como o Correios e a Petrobrás.

O atual presidente da Petrobrás, o general da reserva Joaquim Silva e Luna, assumiu seu cargo à pouco tempo e já segue realizando o desmonte das empresas estatais, à serviço da política dos golpistas de vender e sucatear nossas empresas para os norte-americanos, europeus e chineses.

A direção da Petrobrás anunciou recentemente que planeja vender sua participação (que já é baixa) na BR Distribuidora, empresa que atua no ramo da comercialização de combustíveis, emulsões asfálticas, lubrificantes e produtos químicos.

A BR Distribuidora era subsidiária da Petrobrás até 2019 – início do governo Bolsonaro -, quando se tornou uma empresa de sociedade anônima de capital aberto, e a Petrobras manteve apenas 37,5% das ações da companhia.

O projeto do presidente da Petrobrás é vender toda a participação da empresa, colocando a companhia responsável pela comercialização de combustíveis nas mãos de empresas estrangeiras, o que irá significar maior dificuldade de acesso de combustíveis nas cidades interioranas e um aumento significativo no valor dos combustíveis, além da redução na economia do país.

Joaquim Silva e Luna planeja vender os 37,5% da participação da Petrobrás na BR Distribuidora pelo valor de R $10 Bilhões, algo extremamente absurdo tendo em vista que no ano passado a empresa obteve o lucro líquido de R $3,9 bilhões, com uma alta de 76,6%.

Como se já não bastassem as absurdas altas no preço dos combustíveis, agora o Presidente da Petrobrás em conluio com os golpistas, Bolsonaro e Paulo Guedes, planejam vender toda a sua participação na comercialização no mercado de combustíveis e, ainda por cima, por um valor miserável. Isso tudo apenas para agradar o bolso de alguns capitalistas estadunidenses.

A venda da BR Distribuidora é mais um sinal de ataque contra toda a população e de aprofundamento do golpe de estado no Brasil.

Fonte: Diário Causa Operária