Petroleiros terceirizados da UTGCA decretam estado de greve contra retirada de direitos e um ACT digno

Na luta!

A manhã desta sexta-feira (14) começou com mobilização na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos e Litoral Norte, com o apoio do Sindipetro-LP juntamente com os sindicatos dos condutores de Jacareí e agentes penitenciários, realizou assembleia com os petroleiros terceirizados que laboram na unidade para tratar sobre o Acordo Coletivo da categoria. Além disso, também realizaram outra assembleia com os contratados das empresas G&E e Liga. Em pauta, o atraso no pagamento dos salários. Essas duas gatas têm histórico de calote na UTGCA e atualmente a G&E também não pagou os salários e verbas rescisórias dos trabalhadores que atuaram na parada de manutenção da UFCC, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão.

Todos os trabalhadores decidiram decretar estado de greve e autorizaram o Sintricon a lutar pela não retirada de direitos e aumento salarial pelo INPC.

A conduta das “gatas” que atuam no Sistema Petrobrás está cada dia pior. As denúncias vão de entrega de contrato, não fornecimento de máscaras de proteção a calote na força de trabalho.

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista tem denunciado sistematicamente a política de contratação da Petrobrás.

Nosso entendimento é de que todos esses problemas são única e exclusivamente de responsabilidade da Petrobrás que só visa pegar o menor valor nas licitações sem se preocupar com o histórico da conduta da empresa contratada.