Campanha de arrecadação de alimentos beneficia famílias de Cubatão, morros de Santos e Litoral Norte

Solidariedade

O trabalho da Frente Operária Solidária, encabeçada pelo Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista  tem rendido frutos. A iniciativa garantiu alimento para dezenas de famílias do Morro de Índio, do Bolsão 9 e da Vila dos Pescadores, em Cubatão, das comunidades da Bela Vista, dos amigos e resistência, localizadas nos morros de Santos.

Em todas as oportunidades,  o diretor do Sindipetro-LP, Fábio Mello, que tem participado ativamente da distribuição dos alimentos, tem conversado com os presentes sobre a política de preço orquestrada pela Petrobrás que tem acertado em cheio o bolso dos brasileiros. Haja vista, a situação das famílias de regiões pobres de algumas partes do país que tiveram que voltar a utilizar o fogão à lenha para cozinhar. O motivo é o preço do botijão de gás de 13kg. Esses trabalhadores não conseguem comprar o gás, que já equivale a quase 10% do valor do salário mínimo.

O preço do gás de cozinha e dos combustíveis começou a aumentar consideravelmente a partir de 2016, quando o governo de Michel Temer resolveu implementar o Preço de Paridade de Importação (PPI). Em 2020, por exemplo, o preço do gás disparou junto com a cotação do dólar. A atividade tem contado com o apoio de membros das comunidades que estão ajudando a organizar a distribuição dos kits de alimentos.

O Sindipetro-LP, em nome da Diretoria, gostaria também de aproveitar a oportunidade para agradecer o apoio irrestrito dos petroleiros do Litoral Paulista que atenderam prontamente o chamado da campanha de arrecadação de cestas básicas.

A iniciativa está sendo mantida de forma permanente e qualquer um pode participar. Para contribuir basta levar as doações de cestas básicas na sede do Sindicato das 8h às 18h, em nossa portaria. A sede do Sindipetro-LP está localizada a Av. Conselheiro Nébias, 248, na Vila Mathias, em Santos. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 18h. No Litoral Norte, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. A subsede está localizada à Rua Auta Pinder, nº 218, Centro, em São Sebastião. A doações também podem ser feitas através da conta corrente da Caixa Econômica Federal Agência 0345 - operação 003 - conta 00404284-1, pelo pix sindipetrosolidario@gmail.com ou QRCODE abaixo.

Litoral Norte
A campanha ‘Seja solidário’, ação criada em comemoração ao Dia do Trabalhador, dia 1º de Maio no Litoral Norte, distribuiu no dia 8 de maio 90 cestas básicas a famílias do bairro Jardim Tarumã e Pegorelli, em Caraguatatuba.

A ação, que contou com o apoio do Sindipetro-lp e outras entidades,  já distribuiu cestas básica para 160 famílias das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba).